Folha de S. Paulo


Butantã entra em estado de alerta após transbordamento de córrego em SP

A subprefeitura do Butantã, na zona oeste de São Paulo, entrou em estado de alerta por volta das 19h50 desta quinta-feira (11) por conta do transbordamento do córrego Itaim.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, o transbordamento aconteceu na altura da rua Joaquim Lapas Veiga, próximo à rodovia Raposo Tavares. Além desse ponto, havia ainda alagamento na marginal Pinheiros, por volta das 20h20, com bloqueio total no sentido Castello. Ao todo, a cidade chegou a ter 12 pontos de alagamento, mas apenas dois continuavam ativos.

As zonas sul e oeste também permaneciam em estado de atenção, assim como a marginal Pinheiros. Apesar disso, não havia registro de transbordamentos do rio, mas sim acúmulo de água da chuva. Outras regiões da cidade chegaram a entrar em atenção, mas já tinham voltado ao estado de observação (normal) no horário.

Com a chuva, o trânsito estava acima da média, com 160 km de lentidão, o que corresponde a 18,4% das vias monitoradas –a média do horário é de 18%. A marginal Pinheiros, que tinha alagamento, registrava 9,7 km de filas na pista local, no sentido Castello, desde a ponte João Dias, até a Eusébio Matoso.

Douglas Pingituro/Futura Press/Folhapress
Chuvas voltam a deixar parte de São Paulo em estado de atenção e provoca alagamentos; imagem mostra avenida Engenheiro Alberto de Zagottis
Chuvas voltam a deixar parte de São Paulo em atenção; foto mostra av. Engenheiro Alberto de Zagottis

A Régis Bittencourt também chegou a ser totalmente bloqueada na altura do km 272, no sentido da capital paulista, e no km 276, no sentido Curitiba, por conta de alagamentos. Os dois trechos, localizados na região de Taboão da Serra (Grande São Paulo), já tinham sido liberado por volta das 20h20, mas ainda havia lentidão.

Segundo o CGE, havia apenas registro de precipitações leves na cidade por volta das 20h20. A chuva mais forte já havia se deslocado em direção ao interior do Estado. A cidade de Diadema, que também registrou alagamentos, já estava com o tráfego normalizado.

O CGE afirmou que a chuva desta quinta-feira atingiu os reservatórios Cantareira e Alto Tietê, que estão em situação crítica, mas apenas de forma leve. Os dois interromperam uma sequência de quedas nesta quinta após as chuvas de ontem.

A zona leste foi a mais prejudicada pelo temporal de quarta-feira (10), quando houve transbordamento de córrego, fechamento de túnel e carros arrastados pela enxurrada. A subprefeitura de Itaquera chegou a entrar em estado de alerta e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, registrou nove pontos de alagamento.

Na sexta-feira (12), as temperaturas devem chegar aos 28ºC e podem haver novas pancadas de chuvas à tarde. Já no sábado (13), os termômetros devem registrar temperaturas entre 19ºC e 24ºC. As chuvas devem dar trégua apenas no domingo, segundo a previsão do CGE.

Veja onde estão os pontos de alagamento

Intransitável:
- marginal Pinheiros, altura da ponte João Dias, pista expressa, sentido Castello;

Transitável:
- marginal Pinheiros, altura da av. Mario Lopez Leão, pista única, sentido Castello.


Endereço da página: