Folha de S. Paulo


Alckmin diz ainda estar em estudo sobretaxa para consumo de água

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (2) que a gestão estadual ainda estuda a cobrança de sobretaxa para quem exceder acima da média o consumo de água na Grande São Paulo.

Segundo ele, a medida é estudada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) e pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Ele ressaltou, no entanto, que o governo estadual ainda não decidiu se irá adotá-la.

"Nós fizemos tudo o que tem de ser feito em etapas. Primeiro, criamos o bônus e, depois, o expandimos. A Arsesp está estudando a questão de você ter um 'plus' para quem estiver acima da média, mas ainda não é uma decisão tomada", disse. "Isso está sendo analisado juridicamente", acrescentou. Perguntado se é favorável à cobrança, o governador respondeu que é contra o "gastão".

Em abril, a administração estadual havia anunciado a implantação em maio da sobretaxa de quem aumentasse a conta de água acima do consumo médio relativo ao ano passado. Em julho, depois de a medida ter sido adiada, o governador afirmou que não via necessidade em sua adoção.

Na época, entidades de defesa do consumidor argumentavam que a cobrança era ilegal e que o governo paulista só poderia adotá-la se houvesse racionamento de água em São Paulo.

O tucano participou nesta terça de inauguração de conjunto de obras para aumento da produção de água do sistema Guarapiranga em 1 mil litros por segundo. Com a iniciativa, o sistema terá sua capacidade ampliada de 14 mil para 15 mil litros por segundo.

CANTAREIRA

Após 12 dias de queda menor, o sistema Cantareira voltou a perder 0,2 ponto percentualde segunda para esta terça. De acordo com dados da Sabesp, mesmo com a segunda cota do volume morto, o Cantareira opera com 8,5% de sua capacidade. Nos últimos 12 dias, o sistema perdia 0,1 ponto percentual, mas voltou a registrar uma queda maior nesta terça.


Endereço da página:

Links no texto: