Folha de S. Paulo


Três homens morrem após serem atingidos por raio em São Paulo

Divulgação
Bombeiros tentam salvar três homens que morreram após ser atingidos por raio na zona leste de SP
Bombeiros tentam salvar três homens que morreram após ser atingidos por raio na zona leste de SP

Três homens morreram após serem atingidos por um raio na zona leste de São Paulo durante as chuvas que atingiram a cidade no início da noite desta sexta-feira (7). As três vítimas chegaram a ser levadas ao pronto-socorro do hospital do Tatuapé, mas não resistiram aos ferimentos.

De acordo com a Polícia Militar, os três foram atingidos juntos por volta das 18h40 na rua São Felipe, próximo à marginal Tietê, no Parque São Jorge. O resgate foi acionado, e a equipe chegou a fazer massagem cardíaca para tentar reanimar as vítimas no local, antes de levá-las ao pronto-socorro.

De acordo com policiais militares que atenderam a ocorrência, as vítimas são três moradores de rua que estavam em colchões na hora da chuva. Uma mulher que foi levar comida a eles na hora da tempestade estava próximo a eles no momento da descarga elétrica, mas não foi atingida. O local onde eles estavam tem muitas árvores.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo, as pessoas não devem ter medo de socorrer alguém atingido por um raio. "A descarga passa pela pessoa e ela não fica eletrocutada. Deve ser iniciada imediatamente uma massagem cardíaca na vítima, com cerca de cem conversões rápidas e fortes no peito por minuto, após os bombeiros serem acionados", afirmou. O procedimento deve ser feito até a chegada do socorro.

Palumbo recomenda que as pessoas se protejam em veículos com capota metálica em caso de raios, como carros e ônibus. "Também pode ser uma edificação, mas tem que sair de barraca de praia, poste e debaixo de árvores porque a tendência é que a descarga atinja os locais mais altos e descampados", afirmou.

Caso não haja opção, o capitão recomenda se agachar e busque abrigo assim que os raios caírem mais longe ou cessarem. Segundo ele, cerca de 600 pessoas são atingidas por raios anualmente no Brasil e cem delas morrem.

Em Santa Catarina, três irmãos de quatro, seis e 14 anos de idade morreram eletrocutados no início da noite desta quinta (6), em Petrolândia (a 155 km de Florianópolis), após tocarem numa cerca eletrificada enquanto brincavam no quintal de casa, na zona rural da cidade. Segundo os bombeiros de Ituporanga, que atenderam ao chamado, um fio desencapado de uma bomba do poço artesiano soltou-se de onde estava preso e encostou na cerca de arame farpado, deixando-a eletrificada.

PREVISÃO

De acordo com o CGE, a previsão é que uma frente fria atinja a Grande São Paulo no sábado (8) e provoque chuva e queda de temperatura. Com isso, há a possibilidade de ocorrer alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco. Os termômetros devem variar de 19º C a 24º C.

No domingo (9), ventos trazidos do mar também podem ajudar na formação de nuvens na região metropolitana e provocar garoas em pontos isolados, principalmente no início do dia. A temperatura mínima registrada deve ser de 17º C, enquanto a máxima pode passar os 21º C.


Endereço da página:

Links no texto: