Folha de S. Paulo


Corpo de Rubem Alves será cremado em Guarulhos (SP)

O corpo do escritor e educador Rubem Alves deverá ser cremado neste domingo (20) no Crematório Primavera, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A cerimônia será reservada apenas a amigos e a familiares.

Rubem Alves morreu na manhã de sábado (19), vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 80 anos. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Centro Médico de Campinas (a 93 km de São Paulo), onde foi admitido no dia 10 de julho com sintomas de pneumonia. Nos últimos dias, o estado de saúde dele piorou, comprometendo outros órgãos, além do pulmão.

O corpo foi velado na Câmara Municipal de Campinas, em uma cerimônia que se estendeu das 21h40 do sábado (19) até a meia-noite. Foi retomada às 7h de domingo (20) e encerrada ao meio-dia. Cerca de 150 pessoas, entre fãs, familiares e amigos, compareceram ao velório.

Na ocasião, uma carta inédita deixada por Alves foi lida, na qual solicitava que a cerimônia não fosse feita "nem com formalidades ou tristeza, mas com poesia".

Colunista da Folha em três períodos, Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, no sul de Minas. Morava em Campinas havia décadas. Professor emérito da Unicamp, foi autor de mais de 160 títulos. Casado há 52 anos com Lidia Nopper, deixou três filhos - Raquel, Sérgio e Marcos - e sete netos.


Endereço da página:

Links no texto: