Folha de S. Paulo


Réplica da 1ª Constituição é furtada do Monumento à Independência, em SP

Um ornamento de bronze foi furtado de dentro do Monumento à Independência, localizado dentro do parque da Independência, no Ipiranga (zona sul de SP). A peça é em formato de um livro que representa a primeira Constituição do Brasil, de 1824.

A réplica da Constituição ficava em cima do sarcófago onde estão os restos mortais do imperador dom Pedro 1º.

A Secretaria Municipal da Cultura, que administra o local, diz não saber quando o furto ocorreu, mas afirma que registrou um boletim de ocorrência no dia 11 de julho, assim que foi notificada do sumiço (anteriormente, a secretaria informou erroneamente que o boletim havia sido feito no dia 11 de julho). Segundo a pasta, dois seguranças trabalham no local em turnos de doze horas. A secretaria não soube informar, no entanto, se há câmeras no local que possam ajudar a identificar os responsáveis pelo furto.

Segundo a pasta, o ornamento estava no local desde o início da década de 1980 porque os restos mortais da família imperial chegaram lá por volta da década de 1970.

A secretaria diz ainda que deverá apresentar em breve ao Ministério da Cultura uma proposta de nacionalização do Monumento à Independência, elaborado pelas três instâncias, Conpresp (órgão do patrimônio histórico municipal), Condephaat (conselho estadual de patrimônio histórico) e Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). "O reconhecimento do monumento pela sua importância para a história nacional é uma ação estratégica para a sua valorização e recuperação", encerra a nota enviada pela pasta.

Eduardo Anizelli - 26.out..2011/Folhapress
Monumento à Independência, onde peça de bronze foi furtada; ainda não há pistas dos criminosos
Monumento à Independência, onde peça de bronze foi furtada; ainda não há pistas dos criminosos

Endereço da página:

Links no texto: