Folha de S. Paulo


Ministério Público do RS faz alerta sobre leite produzido em Guaratinguetá

O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira (19) um novo alerta sobre a comercialização de leite adulterado das marcas Líder e Parmalat.

A Promotoria orientou a população a não consumir leite que tenha sido industrializado nos dias 13 e 14 na fábrica da empresa LBR, que controla as marcas, na cidade de Guaratinguetá (SP).

Segundo o Ministério Público, a empresa informou que foram nesses dois dias que amostras com leite cru adulterado com formol acabaram envazadas. Na semana passada, a Promotoria anunciou que matéria-prima adquirida pela LBR de fornecedores do interior gaúcho estavam adulteradas com a substância.

O promotor Alcindo Bastos, de Porto Alegre, disse que uma unidade do leite produzido em Guaratinguetá naqueles dias foi encontrada à venda por um consumidor em um supermercado da capital gaúcha.

Esse consumidor entrou em contato com o teleatendimento da companhia, que informou que aquela unidade fazia parte de um lote contaminado, de acordo com o promotor.

Bastos afirma que a LBR até agora não divulgou quais os números dos lotes com problema e critica a "inércia" da empresa. O Ministério Público havia pedido a retirada do mercado de todos os itens com suspeita de contaminação.

OUTRO LADO

Após a manifestação do Ministério Público, a LBR divulgou comunicado reiterando que fez análises próprias que não apontaram contaminação no leite produzido e que, mesmo assim, retirou do mercado lotes com suspeitas de problema.

A empresa divulgou dados sobre as unidades com possíveis irregularidades para "clientes que porventura ainda detiverem os produtos". Os lotes são:

- Leite UHT integral da Parmalat, produzido em Guaratinguetá-SP, entre 22h de 13 de fevereiro e 6h45 de 14 de fevereiro (comercializado apenas no Estado de São Paulo, de acordo com a empresa).

- Leite UHT integral da marca Líder, produzido em Lobato-PR, entre 5h05 e 7h43 de 13 de fevereiro e entre 0h e 5h25 de 14 de fevereiro (comercializado apenas no Estado do Paraná, ainda segunda a LBR).

A empresa recomenda que consumidores com dúvidas liguem para o telefone 0800-0112222 ou escrevam para o endereço sac@lbr-lacteosbrasil.com.br .

Veja a nota da empresa na íntegra:

A LBR Lácteos Brasil S/A., em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:

1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.

2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.

3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores - SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br, para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.

Leite UHT integral marca Parmalat - Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.

Leite UHT integral marca Líder - Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/02/2014, comercializado no Estado do Paraná.

4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade.


Endereço da página:

Links no texto: