Folha de S. Paulo


Professora que ironizou passageiro de bermuda é afastada na PUC-RJ

A professora Rosa Marina Meyer, do departamento de Letras da PUC-RJ, foi afastada temporariamente do comando da CCCI (Coordenação Central de Cooperação Internacional) da universidade, após uma publicação em sua página no Facebook ter repercutido mal nas redes sociais.

Na última quarta-feira (12), a docente publicou em seu perfil a foto de um homem trajando bermuda e camisa regata no aeroporto Santos Dumont, no Rio, com o seguinte questionamento: "Aeroporto ou rodoviária?".

Em tom de ironia, a professora tentou passar a mensagem de que o homem estaria mal vestido para a ocasião. Após alguns comentários de amigos sobre a postagem, a professora ainda fez mais um comentário: "O pior é que o Mr. Rodoviária está no meu voo. Ao menos, não do meu lado".

Reprodução
Foto postada pela professora universitária em que critica advogado por usar bermuda e regata no aeroporto
Foto postada pela professora universitária em que critica advogado por usar bermuda no aeroporto

O assunto ganhou as redes sociais depois que uma reprodução da página da professora foi divulgada pelo perfil "Dilma Bolada", personagem que parodia a presidente da República e tem mais de 1 milhão de seguidores. Internautas reagiram imediatamente, ao que foi considerado preconceito da professora. A publicação no perfil "Dilma Bolada" teve 28.839 curtidas e 11.635 compartilhamentos no Facebook.

Outros docentes também tiveram seus nomes envolvidos na polêmica por terem concordado com Meyer nos comentários da publicação. O reitor da universidade federal Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, foi um dos que comentaram a gafe no perfil da colega.

"O 'glamour' foi pro espaço", escreveu ele. No dia seguinte, Jutuca pediu desculpas, por meio de sua assessoria de imprensa. Segundo nota divulgada pela universidade, Jutuca se referia ao estado do aeroporto e não do passageiro fotografado.

"O reitor da Unirio, professor Luiz Pedro San Gil Jutuca, lamenta a repercussão e a má interpretação de seu comentário em publicação da rede social Facebook, e garante que não pretendeu, em momento algum, manifestar-se de forma preconceituosa ou ofensiva. A intenção foi apenas se referir ao estado dos aeroportos no país, que não remete mais aos tempos passados, e não criticar qualquer pessoa ou comportamento. No entanto, o reitor reitera o pedido de desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo comentário", afirma a nota.

DESCULPAS

A professora chegou a escrever um pedido de desculpas em sua página no dia seguinte, mas deletou seu perfil dias depois. A Folha não conseguiu contato com Rosa Marina Meyer.

Procurada, a PUC-RJ informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a professora foi afastada temporariamente da CCCI, que coordena os programas de intercâmbio da universidade, mas que continua dando aulas de duas disciplinas do departamento de Letras.

Internautas criaram uma página com o nome da professora, dedicada exclusivamente a ironizar a docente. Até a publicação desta reportagem, a página tinha 27.584 seguidores.

"Rosa Marina Meyer: A professora da PUC-RJ que odeia viajar de avião com quem usa regata, bermuda e tem cara pobre, pois pra viajar com ela, é preciso ter glamour", diz a descrição da página.


Endereço da página: