Folha de S. Paulo


São Paulo proíbe cordas e exigência de abadás nos blocos de Carnaval

Os blocos de Carnaval de São Paulo não poderão ter cordas que separem o trio elétrico do público e exigir o uso de abadás. As diretrizes para a folia na cidade foram publicadas na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial" do município.

Segundo o decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), a justificativa para a não segregação dos foliões é de que o Carnaval é um "conjunto de manifestações voluntárias, não hierarquizadas, de cunho festivo e sem caráter competitivo".

Joel Silva-11.fev.2013/Folhapress
Desfile do bloco dos Esfarrapados no Carnaval passado na região central de São Paulo
Desfile do bloco dos Esfarrapados no Carnaval passado na região central de São Paulo

"Tratando-se de ocupação temporária de bens públicos, nas manifestações do Carnaval de Rua não poderão ser utilizadas cordas, correntes, grades e outros meios de segregação do espaço que inibam a livre circulação do público, permitindo-se o uso de vestuário distintivo que apenas identifique o respectivo grupo, sem que se constitua em elemento condicionante à participação", estabelece o artigo 3º do decreto municipal.

A medida vai na contramão de cidades como Salvador, que há anos tem o carnaval de rua segregado por cordas e abadás.

O decreto também criou uma comissão intesecretarial para tratar do carnaval de rua da cidade. A ideia é estabelecer um "permanente diálogo com os responsáveis pelos blocos e assemelhados, assim como moradores e comerciantes eventualmente envolvidos ou interessados".

A comissão ainda pretende fazer um planejamento detalhado dos eventos para "minimizar os impactos nas áreas em que ocorrerem, maximizando seu proveito comunitário".

Compõe a comissão as secretarias de Governo, Cultura, Coordenação das Subprefeituras, Serviços, Segurança Urbana, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Transportes, e Comunicação. Também integra a comissão a SPTuris (empresa de turismo e eventos da Prefeitura)

CADASTRO

Ao menos sessenta blocos carnavalescos de rua já se cadastraram para ter apoio do poder público para desfilar neste ano. As inscrições prosseguem até essa sexta-feira.

No ano passado, menos de 30 blocos e bandas constavam na programação oficial do Carnaval paulistano.

Os cadastros devem ser realizados por meio do site www.carnavalderuadesaopaulo.com.br. No dia 28, o site oferecerá o cronograma da saída dos blocos.


Endereço da página: