Folha de S. Paulo


Circulação de trens é retomada para todos destinos na Central do Brasil

A circulação de trens na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, foi normalizada às 18h15 desta quarta-feira (22). Às 18h40, as composiçõe partiam regularmente, ainda que fora dos horários programados.

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a concessionária de trens urbanos SuperVia haviam organizado uma operação especial para suprir a demanda por transporte para o subúrbio causada pelo descarrilamento de um trem na manhã de hoje.

A operação, que inclui a oferta de ônibus desde a Central do Brasil até a estação São Francisco Xavier, na Tijuca, zona norte, está sendo mantida até o momento. No plano emergencial, a São Francisco Xavier estava funcionando como uma central de distribuição ferroviária, no qual os passageiros podiam pegar os trens com destino à estação final dos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro - os três que seguem interrompidos.

Erbs Jr./Frame/Folhapress
Trens voltam a circular em duas linhas após descarrilamento no Rio; ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro continuam sem previsão
Trens voltam a circular em duas linhas; ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro seguem sem previsão

Os trens entre a Central e Belford Roxo e Saracuruna, os dois outros ramais, haviam sido restabelecidos às 16h02.

O DESCARRILAMENTO

Por volta das 5h15 desta quarta, uma composição que se dirigia da Central do Brasil para Saracuruna colidiu com a rede elétrica, próximo a estação São Cristóvão (zona norte) o que paralisou a circulação dos trens.Segundo a SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário, em média 600 mil passageiros usam os trens por dia. Apesar do acidente, não houve registro de feridos. Muitos usuários, no entanto, passaram mal com o calor.


Endereço da página: