Folha de S. Paulo


Trens devem voltar a circular parcialmente às 17h no Rio, diz SuperVia

A SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário no Rio, afirmou no início da tarde desta quarta-feira que o transporte ferroviário do Estado deve voltar a funcionar parcialmente a partir das 17h. Até as 12h30, o trem que havia descarrilado próximo a estação São Cristóvão (zona norte) continuava na via.

"O foco agora é restabelecer esse tráfego até as 17h porque o sistema ferroviário é imprescindível para o deslocamento de quase 700 mil pessoas", disse o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, em entrevista à imprensa na estação de São Cristóvão.

Ao ser questionado sobre um plano B para conter os transtornos dos passageiros, Lopes admitiu que a SuperVia e o governo não têm um plano de contingência para a paralisação total do sistema ferroviário.

Erbs Jr./Frame/Folhapress
Técnicos da concessionária Supervia trabalham para restabelecer a circulação de trens
Técnicos da concessionária Supervia trabalham para restabelecer a circulação de trens

"Para uma ocorrência desse tamanho não há contingência possível em função que há uma paralisação total do sistema", disse o secretário.

Desde cedo, técnicos da Supervia trabalham para restabelecer a circulação de trens. Júlio Lopes esteve no local do descarrilamento.

"Foi uma ocorrência de grande porte. Tivemos o descarrilamento de um truck (sistema rodante) de um trem com mais de 30 anos. Esse truck ao descarrilar colidiu com um portal de sinalização. Esse portal tombou sobre a via paralisando as seis linhas de acesso à Central do Brasil", explicou o secretário.

O diretor de operações da SuperVia, João Gouveia, disse que técnicos ainda investigam as causas do acidente. Ele nega que seja falta de manutenção.


Endereço da página: