Folha de S. Paulo


Turistas fazem vigília para garantir lugar na areia para o Réveillon em praia de SP

Na tentativa de garantir um bom lugar à beira-mar para a festa de Réveillon, turistas já trocam hotéis por barracas em algumas praias de Caraguatatuba, no litoral norte de SP.

Na praia central, barracas de camping dividem o espaço com mesas, guarda-sóis e os demais banhistas. A cena é vista desde a madrugada de segunda-feira (30).

Em grupos, turistas fazem um revezamento para cuidar dos pertences pessoais, enquanto outros aproveitam o dia de sol na praia e tomam banho de mar.

Um deles é o operador de telemarketing Miller Rodrigues, 25, que veio de São José dos Campos com mais dois amigos para passar a festa de Ano-Novo em Caraguatatuba.

Para isso, eles montaram uma barraca na praia do centro, uma das mais tradicionais da cidade para ver a queima de fogos na virada do ano. De lá, o grupo pretende sair apenas no dia 1º.

"Queremos garantir nosso espaço aqui na praia, então chegamos bem antes e vamos ficar aqui até a virada. Estamos fazendo um revezamento e enquanto um descansa, outro aproveita a praia", explica.

Junto de seis amigos, o motoboy Antenor de Freitas Aguiar Neto, 24, de São José dos Campos, também resolveu ir mais cedo para a areia esperar a chegada de 2014.

"A gente passa o ano todo trabalhando e agora nada melhor do que aproveitar essa época na praia. Viemos antes para pegar um bom lugar na festa de hoje à noite", conta.

Já o estudante João Pedro da Silva Santos, 15, que também veio com amigos para reservar um lugar na praia, não teve a mesma sorte: acabou tendo a mochila furtada, em um momento de distração.

"Estava tudo ótimo por aqui, até acontecer isso. Fui tomar água e quando voltei, a mochila tinha sumido".

ADEUS, HOTEL

Após ficar em um hotel por cinco dias, a família de Afrânio da Silva, 45, trocou de lugar: hoje, resolveu ir para a praia do centro, em uma barraca.

A mudança, porém, tem um motivo extra: em meio à comemoração, o grupo irá trabalhar no comércio ambulante, com a venda de bebidas.

Até lá, eles encontraram uma sombra debaixo de árvores para colocar uma lona, onde conseguem guardar os pertences e descansar.

"Viemos preparados para aproveitar e também ganhar um dinheiro extra. É um jeito de começarmos bem o ano", diz Silva.


Endereço da página:

Links no texto: