Folha de S. Paulo


Espírito Santo contabiliza 20 mil afetados por temporais de dezembro

Vinte mil pessoas no Espírito Santo perderam suas casas ou tiveram de ser removidas temporariamente dos imóveis por risco de inundação ou deslizamento depois das fortes chuvas do mês de dezembro. Três pessoas morreram.

As chuvas no Estado são recordes, segundo o governador Renato Casagrande (PSB). "Nas últimas 72 horas o lugar em que mais choveu no mundo foi o Espírito Santo pelo que vimos no relatório da Nasa [agência espacial americana] emitido hoje", disse.

Em 40 das 78 cidades capixabas há casos de pessoas desabrigadas ou desalojadas em decorrência dos temporais.

Os estragos com a chuva no país afetaram também Estados como Minas Gerais e Goiás

Segundo o governador, a presidente Dilma Rousseff telefonou nesta sexta-feira (20) para seu gabinete para colocar à disposição ajuda do governo federal no resgate das vítimas. Um helicóptero da Força Aérea tem prestado apoio no trabalho de socorro em cidades do interior capixaba, já que há estradas interrompidas ou inundadas.

Neste sábado (21), o governador deve receber a visita do secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, para traçar plano de apoio às vítimas e de reconstrução estrutural.

Casagrande disse que o Estado ainda calcula os custos para recuperar pontes e estradas –uma das mais afetadas é um trecho da rodovia estadual 010, no litoral norte do Espírito Santo. A prioridade agora, segundo ele, é fornecer às vítimas colchões, cobertores, alimentos e remédio, além de abrigo.


Endereço da página:

Links no texto: