Folha de S. Paulo


PM filma venda de drogas em morro com UPP e prende seis traficantes no Rio

Cansado de ver a atuação de traficantes no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na região central do Rio, um soldado da Polícia Militar teve uma ideia para acabar com a venda de drogas em uma boca de fumo da comunidade.

Com uma câmera na mão, comprada para filmar a ação de traficantes, passou a registrar o dia a dia do tráfico no morro. Após fazer imagens dos criminosos durante quatro meses, o jovem PM percebeu que eles não se intimidavam nem com a presença dos policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), instalada no local há dois anos e meio.

As filmagens do policial, encaminhadas à PM e ao Ministério Público Estadual, possibilitaram a identificação de dez traficantes que atuam na comunidade. Nesta sexta-feira (20), a polícia iniciou a operação Concórdia, que prendeu seis dos dez criminosos identificados e que possuíam mandados de prisão preventiva. Quatro ainda estão foragidos.

Outros três homens foram presos e outros três menores apreendidos em flagrante. As investigações mostraram a venda de maconha, haxixe, cocaína, crack e comprimidos de ecstasy na boca de fumo identificada como beco do Agnaldo.

Um dos presos na operação de hoje foi Cláudio Augusto dos Santos, conhecido como Jiló. Ele é apontado pela Promotoria como o chefe do tráfico de drogas na região.

Ele seria, segundo os investigadores, responsável por comprar drogas e repartir o dinheiro entre os integrantes da quadrilha formada pela facção criminosa Comando Vermelho no Morro dos Prazeres.

O policial que filmou os traficantes está proibido de conceder entrevistas pela corporação. Ele também não pode ser identificado, por questão de segurança.


Endereço da página: