Folha de S. Paulo


PM é afastado após jogar objeto em manifestantes do telhado da Câmara

Um policial militar do Rio foi afastado de suas funções após ser flagrado jogando um objeto do telhado da Câmara em direção aos manifestantes que estavam na frente do prédio, na última terça-feira (1º).

O homem foi identificado pela Polícia Militar como sendo um policial do setor de inteligência da corporação. Não é possível ver o que ele atira. Manifestantes afirmaram à Folha que policiais estariam jogando bombas do telhado do prédio. A informação, tida como boato inicialmente, ganhou relevância com o vídeo.

PM apura provocação de policial a professores em rede social após ato

Reprodução
Imagem de PM no telhado da Câmara do Rio; ele teria atirado objeto contra professores durante protesto, e foi afastado
Imagem de PM no telhado da Câmara do Rio; ele teria atirado objeto contra professores durante protesto, e foi afastado

Ele foi identificado após um vídeo publicado na página do jornal "O Globo" mostrar um homem sem camisa atirando o objeto, do telhado da Câmara, contra os manifestantes.

De acordo com a polícia, o agente, que não teve o nome divulgado, foi afastado e será punido. Segundo reportagem do jornal "O Globo", o vídeo foi feito por funcionários da Câmara e enviado ao vereador Jefferson Moura (PSOL). Seguranças da Casa teriam identificado o homem por meio das imagens.

A pessoa que registra o momento chega a repreender o policial aos gritos. Pouco depois, um homem de camisa social e gravata aparece no telhado e retira o homem do local. O material foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar.

Nos últimos dias, pelo menos dois casos de excesso policial ganharam repercussão. O primeiro é de um vídeo em que mostra um grupo de policiais forjando um flagrante de posse de morteiro ao abordar um manifestante na última segunda-feira.

Um segundo caso foi de um policial militar que divulgou em sua conta no Facebook uma foto de um cassetete quebrado com a legenda "Foi mal, fessor". A mensagem foi apagada pelo usuário da conta, mas já havia sido copiado por vários internautas, que o reproduziram em outras páginas.


Endereço da página:

Links no texto: