Folha de S. Paulo


PM mata suspeito de roubo na zona sul de SP

Um soldado de folga da Polícia Militar reagiu a uma tentativa de roubo e matou um suspeito, na Vila Socorro, zona sul de São Paulo, por volta das 20h30 de quinta-feira (3). Esta é a segunda tentativa de roubo a um policial de folga em menos de 24 horas que termina em morte em SP.

Segundo a Polícia Militar, o militar estava em uma moto na avenida Guarapiranga quando foi abordado por ao menos seis homens em três motos. Ele disse à PM que reagiu disparou contra o grupo.

Dois suspeitos foram baleados e levados ao pronto-socorro Regional Sul, onde um deles morreu. O restante do grupo fugiu, de acordo com a PM.

Na madrugada de ontem, outro policial militar de folga matou um suspeito de roubo, no Jardim Cidália, zona sul de São Paulo.

Por volta da 0h30, o policial parou a moto Yamaha Fazer em um semáforo na avenida Cupecê quando foi abordado por dois homens em uma moto BMW roubada.

Segundo a PM, o militar reagiu e baleou um dos suspeitos. Ele foi levado pelos bombeiros ao pronto-socorro do Jabaquara, onde morreu. Outro suspeito fugiu na moto do militar.

RECORDE

O número de homicídios cometidos por PMs de folga bateu recorde em 2013 em relação aos últimos dez anos no Estado de São Paulo.

Levantamento da Folha com base em dados da corregedoria da corporação mostra que esses profissionais foram responsáveis, de janeiro a julho, fora do horário de expediente, por 129 homicídios dolosos - intencionais, que envolvem desde crime passional até reação a um assalto durante um bico ilegal.

É um crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado (85) e de 55% em relação a 2003 (83).

Para a corregedoria, em dois terços dessas ocorrências os PMs agiram para preservar a vida deles ou de outras pessoas.


Endereço da página: