Folha de S. Paulo


São Luís fica sem transporte público em dia nacional de paralisações

Motoristas e cobradores de São Luís aderiram nesta sexta-feira (30) ao Dia Nacional de Mobilização e de Paralisação, convocado pelas centrais sindicais em todo o país, e pararam 100% da frota de ônibus da capital maranhense.

Segundo o SET (Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís), os ônibus saíram das garagens no início da manhã e foram estacionados nas regiões da praça Deodoro e do Anel Viário, próximas ao centro histórico.

A Folha não conseguiu localizar representantes do sindicato dos trabalhadores nesta manhã. A promessa inicial da entidade era de voltar ao trabalho às 15h.

De acordo com o sindicato patronal, o Tribunal Regional do Trabalho determinou que 90% da frota sejam mantidos em funcionamento, sob pena de multa de R$ 10 mil por hora. Ainda segundo as empresas, a ordem não está sendo cumprida.

A frota em São Luís é de 1.200 ônibus pertencentes a 23 empresas, que transportam em média 700 mil passageiros em dias úteis.

Como a paralisação desta sexta foi antecipada pelo sindicato, disse o superintendente do sindicato patronal, Luís Cláudio Siqueira, muitos moradores deixaram de ir às aulas ou ao trabalho e nem saíram de casa.


Endereço da página: