Folha de S. Paulo


Manifestantes protestam em frente à casa do prefeito de Porto Alegre

Centenas de manifestantes que pedem o passe livre no transporte público fizeram um protesto em frente ao prédio onde mora o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), na noite desta quinta-feira (1º). O ato foi convocado pelo Bloco de Luta Pelo Transporte, que acampou na Câmara Municipal por oito dias em julho.

No fim da mobilização do mês passado, o grupo conseguiu protocolar na Casa um projeto que institui a passagem grátis para estudantes na cidade. Agora, os manifestantes exigem que Fortunati atue pela aprovação da iniciativa.

O protesto começou no início da noite em frente à prefeitura. Uma marcha percorreu ruas do centro da cidade até chegar ao edifício onde mora o prefeito. Manifestantes picharam paredes do local e fizeram uma fogueira no meio da rua.

Um tapume de madeira, colocado pelo condomínio para proteger uma vidraça nas manifestações de junho, foi arrancado. Um grupo de manifestantes também ateou fogo a um contêiner de lixo da coleta mecanizada.

Dezenas de jovens mascarados com uma bandeira do grupo Black Blocs participaram do protesto. A Brigada Militar (a PM gaúcha) foi chamada e cercou edifícios públicos das redondezas.

O locutor de um carro de som da marcha disse no ato que o grupo foi "dar um recado" para Fortunati "assim como a juventude do Rio" tem feito nas imediações do edifício do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Também houve críticas ao governador gaúcho Tarso Genro (PT). O governo prometeu o passe livre intermunicipal no Estado para agosto, mas o projeto ainda não foi aprovado.


Endereço da página: