Folha de S. Paulo


Polícia cumpre reintegração de prédio de reitoria da Unesp em SP

Policiais militares da Tropa de Choque cumprem desde às 5h45 desta quarta-feira a reintegração de posse do prédio da reitoria da Unesp, na região central de São Paulo. O local foi invadido na tarde de ontem (16) por um grupo de ao menos 70 estudantes. Uma outra ocupação já tinha ocorrido no mês passado.

Os policiais chegaram ao local por volta das 5h25 e cerca de 20 minutos depois começaram a retirar os estudantes do prédio. Eles foram acomodados em três micro-ônibus e uma van da PM e levados ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, no centro.

Quando parte da Tropa de Choque deixava o prédio os estudantes gritavam: "Vergonha, vergonha do Alckmin".

A vice-reitora da universidade, a professora Marilza Vieira Cunha Rudge, se reuniu com os alunos durante a noite de ontem para entrar em um acordo para a desocupação do local.

Em nota, os alunos afirmaram que querem "políticas de permanência e assistência estudantil, como restaurante universitário, moradia estudantil e bolsas de auxilio socioeconômicas", além de paridade nas instâncias deliberativas, reajuste e isonomia salarial para funcionários e professores, entre outros.

Avener Prado/Folhapress
Grupo de cerca de 40 estudantes invade e ocupa o prédio da reitoria da Unesp, na região central de São Paulo
Grupo de cerca de 40 universitários ocupa prédio da reitoria da Unesp, na região central de São Paulo

A reitoria afirmou que houve uma reunião entre estudantes e representantes da universidade no dia 12, onde foi estabelecida a criação da CPE (Coordenadoria de Permanência Estudantil), ações emergenciais em Ourinhos e São Vicente, e a cessão de uma sala para o DCE (Diretório Central dos Estudantes).

No final do mês passado, entre os dias 27 e 28, um grupo de estudantes já havia invadido a reitoria da Unesp. A desocupação ocorreu após reunião dos universitários com a vice-reitora, que se comprometeu a atender reivindicações do grupo.


Endereço da página: