Folha de S. Paulo


Clientes se escondem em banheiros durante assalto em shopping

Os clientes do shopping Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, perceberam o assalto a loja The Grace quando ouviram os gritos de "é assalto, é assalto" de uma funcionária. Assustados, alguns entraram no banheiro, segundo um vendedor. Lojas fecharam as portas.

O crime aconteceu por volta das 17h30, quando dois casais simularam um atendimento nas lojas Monte Carlo Joias e The Graces, e em seguida anunciaram o assalto. Os dois estabelecimentos foram roubados simultaneamente e os criminosos fugiram, sem ferir ninguém.

A quadrilha tinha seis pessoas, segundo um funcionário de uma loja vizinha e um segurança. Eram os dois casais, cada um dentro de uma loja, e outros dois homens que esperavam do lado de fora. Os homens que estavam dentro das joalherias usavam terno e as mulheres, roupa social.

O valor roubado não foi divulgado pelas lojas, que fecharam em seguida aos assaltos. Separadas por um andar, as duas joalherias ficam quase uma em cima da outra. Próximo a uma delas, funciona ainda a Vivara, que não foi assaltada.

Editoria de arte/Folhapress

Os criminosos roubaram os dois estabelecimentos ao mesmo tempo e fugiram pela saída da alameda dos Jurupis, nos fundos do shopping, onde ao menos um carro os esperava para fugir. As joias roubadas foram levadas em sacolas de plástico.

Um dos ladrões das joalheria vestia um terno preto idêntico ao dos seguranças do shopping Ibirapuera, diz a administradora de empresas Dora (nome fictício), 53, que viu de perto a fuga dos bandidos. Ela havia acabado de dar o carro para o manobrista do Palácio dos enfeites, que fica em frente à saída do shopping.

"Na hora, vi que eles estavam armados e me escondi atrás de um dos carros. O manobrista não conseguiu sair com meu carro e o deles [dos bandidos] estava na frente. Eles deram coronhadas no vidro do meu carro, no capô", disse ela, ainda assustada.

Na ação, afirma, um dos ladrões apontou a arma para ela. "Está cada vez mais difícil sair em São Paulo. Se sai de noite, tem arrastão. De dia, na frente do Palácio dos Enfeites, acontece isso. Você não tem mais segurança nenhuma." (RICARDO GALLO)

Ricardo Gallo/Folhapress
Fachada da loja The Graces, também vítima de assalto no shopping Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira
Fachada da loja The Graces, também vítima de assalto no shopping Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira

Endereço da página:

Links no texto: