Folha de S. Paulo


Exames atrasam e são cancelados por falta de funcionários no HC, em SP

Há duas semanas, o setor de coleta de sangue para exames do Hospital das Clínicas, em São Paulo, opera com menos da metade de sua equipe original, o que tem provocado atrasos e até cancelamento de exames.

Segundo dois funcionários da triagem do setor ouvidos pela reportagem, parte da equipe está de férias, a outra parte está de licença e alguns estão "emprestados" ao Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira).

Hoje, por exemplo, entre as 7h e 13h, a equipe de 13 funcionários teria de dar conta dos mais de mil exames agendados. O quadro completo de funcionários tem 27 profissionais. Vários pacientes voltaram para casa por terem ultrapassado o limite de horas em jejum, que é de 14 horas.

Edivânia Bertin, 41, saiu de Pirassununga (interior de São Paulo) para fazer o exame, que estava marcado para as 7h. Só conseguiu ser atendida às 10h30, após 15 horas de jejum.

"Faço exame aqui todos os meses há quatro anos, é o primeiro problema que vejo. Me disseram que faltaram atendentes e por isso está assim", diz Edivânia.

Cláudia Schmidt, 45, faz tratamento no hospital para trombose e coagulopatia (distúrbios da coagulação sangüínea). Ela chegou às 8h e foi atendida às 11h40. "Nunca tinha passado por isso. Passei a maior parte do tempo em pé e passando mal", afirma.

OUTRO LADO

Procurado, o Hospital das Clínicas afirma que não houve nenhum cancelamento de exames na seção de coleta de sangue do laboratório central e que todos os pacientes com coleta agendada no setor foram atendidos.

"A espera média foi de duas horas porque quatro funcionários faltaram hoje ao serviço, e outros dois estavam em consultas médicas. Assim, o setor operou com 18 de um total de 24 funcionários", diz a nota.

O hospital afirma que "ninguém que tenha aguardado no local ficou sem ser atendido".

Além da coleta ambulatorial, o setor conta com mais 24 profissionais de enfermagem que atuam nas unidades de internação, pronto-socorro e Unidades de Terapia Intensiva de outros institutos como o Icesp. "Não houve, portanto, 'empréstimo' de funcionários ao Instituto do Câncer."

Avener Prado/Folhapress
Pacientes esperam horas para realizar exames no Hospital das Clínicas; quadro de funcionários está incompleto na unidade de saúde
Pacientes esperam horas para realizar exames no Hospital das Clínicas; quadro de funcionários está incompleto na unidade

Endereço da página: