Folha de S. Paulo


Novo esquema de visita ao Corcovado funciona sem problemas no domingo

O tempo instável e as nuvens que encobriram totalmente a estátua do Cristo Redentor, na zona sul do Rio, atenuaram os problemas no acesso ao monumento na manhã deste domingo (9).

O movimento reduzido no Largo do Machado, de onde partem as vans que levam direto ao Cristo, e na estação do trem do Corcovado, no Cosme Velho, nada lembrava as cenas caóticas registradas a partir do último dia 21, quando as novas regras para compra de ingressos começaram a vigorar.

"Foi tudo muito tranquilo. Tanto a saída no Largo do Machado, quanto a visita ao Cristo e o retorno", disse um turista chileno que se identificou apenas como Marcelo.

Não havia filas na bilheteria instalada no Largo do Machado --no último fim de semana, uma longa linha com quase um quilômetro de extensão era o melhor retrato da confusão instalada pela desinformação relativa ao início da venda de bilhetes pela internet, uma decisão da Secretaria Municipal de Governo.

Na subida para o Corcovado, alguns visitantes desistiram do passeio deste domingo ao verificar o monitor que exibia as nuvens pesadas em torno da estátua. Uma funcionária avisava que o valor da entrada não seria devolvido em caso de decepção com o programa. Os cambistas também pareciam ter sido afugentados pela baixa frequência ao cartão-postal.

Para fazer o trajeto de van até o Cristo, o visitante precisa comprar o ingresso para o monumento e o ticket para transporte de ida e volta (R$ 45,00 no total) na bilheteria do Largo do Machado. A entrada para o transporte pelo tradicional trenzinho que leva ao Morro do Corcovado é vendida somente pela internet, no site www.corcovado.com.br, a R$ 27,36. A partir do próximo dia 17, os bilhetes para o trem do Corcovado também poderão ser comprados em 400 casas lotéricas da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: