Folha de S. Paulo


Trio elétrico vai exibir dicas de segurança da PM na Parada Gay

A Polícia Militar vai exibir 13 vídeos com dicas básicas de segurança em um trio elétrico do Google que vai percorrer o trajeto da Parada Gay no próximo domingo (2), na avenida Paulista, região central de São Paulo. A empresa de internet é uma das patrocinadoras do evento.

O trio, chamado Gayglers, será ocupado por funcionários da empresa.

Simão: Marco Feliciano vai fantasiado de armário
PM aumenta em 50% número de policiais na Parada Gay de SP
Trios darão 'grito de alerta' sobre prevenção a assaltos na Parada Gay

Com 15 segundos de duração, as mensagens são uma estratégia da polícia para tentar diminuir o número de furtos e assaltos em grandes eventos de São Paulo. A ideia é reforçar os cuidados em relação ao uso de celulares e máquinas fotográficas.

Os objetos foram os principais alvos em arrastões durante a última edição da Virada Cultural, que ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês.

No evento houve ao menos 12 arrastões, segundo a prefeitura. Na madrugada de domingo (19), o balconista Elias Martins Morais Neto, 19, morreu depois de levar um tiro na cabeça durante um assalto.

"Mantenha celulares, carteiras e bolsas à frente de seu corpo, cuidado para não perder seu documento de identidade. Ajude a Polícia Militar a ajudar você", diz um dos vídeos.

Outro pede: "desconfie de esbarrões e empurrões. Confira seus pertences".

"Eventos com essa magnitude estão sujeitos a crimes contra o patrimônio ou contra a vida. A ideia é fazer com que o público perceba que eles são nossos colaboradores na garantia dos bens patrimoniais", diz Reynaldo Simões, comandante da PM na região central de São Paulo.

Outros 16 trios elétricos, sem telão, também vão divulgar os áudios com as dicas de segurança.

Ontem, a PM divulgou o esquema de segurança da Parada Gay. Conforme a Folha revelou na segunda-feira (27), o esquema terá 1.800 policiais --50% a mais que na edição do ano passado.

O policiamento ostensivo na Parada deve começar por volta das 9h de domingo e irá até 6h de segunda-feira (3). Segundo Simões, o efetivo deve se concentrar em três pontos: na avenida Paulista, na rua da Consolação e na praça da República.

Para coibir os arrastões, alguns policiais vão circular à paisana e outros ficarão em plataformas elevadas encaixadas nas bases móveis da PM. Segundo o comandante, o equipamento vai aumentar o campo de visibilidade do policial.

Câmeras de segurança, chamadas pela polícia de "Olho de Águia, também serão instaladas em carros, motos e em helicóptero. As imagens serão transmitidas para um centro de comando da corporação.

Editoria de Arte/Folhapress
PARADA GAY

Endereço da página:

Links no texto: