Folha de S. Paulo


SP está há quase 20 dias sem chuva; tempo seco continua neste sábado

Uma massa de ar seco já deixa a cidade de São Paulo sem chuva há quase 20 dias, segundo os registros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura. A temperatura máxima deve chegar aos 29°C no período da tarde. Não há expectativa de chuvas para hoje

Confira o índice UV em 27 cidades
Confira a previsão do tempo para sua cidade

Os índices de umidade relativa do ar entram em queda até o meio da tarde e as menores taxas oscilam em torno dos 40%. O dia vai terminar com ligeiro aumento na quantidade de nuvens, mas não há previsão de chuvas. Uma frente fria se aproxima do sul do Estado e, partir de domingo, há possibilidade de chuva.

De acordo com Thomaz Garcia, meteorologista do CGE, o período de seca é uma característica do outono --estação iniciada no dia 20 de março. "É comum haver redução na quantidade de chuvas, queda nas temperaturas e dos índices de umidade, o que favorece a concentração de poluentes".

Apu Gomes-03.mai.13/Folhapress
ponte Octavio Frias de Oliveira, a
Ponte Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, com clima seco e faixa de poluição vista no céu da capital paulista

Apenas abaixo dos 30%, porém, o percentual é considerado grave. Segundo estudo da Unicamp, índices inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

O QUE FAZER

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Editoria de Arte/Folhapress

DOMINGO

No domingo, uma frente fria deve provocar pancadas de chuvas e queda de temperatura. O dia deve começar com muitas nuvens e termômetros na casa dos 17ºC e a máxima fica em torno dos 26ºC. Há possibilidade de chuva para o final da tarde.

Na próxima semana, há grande probabilidade das temperaturas chegarem próximo dos 10ºC. A temperatura mais baixa registrada neste ano até agora ocorreu no dia 18 de abril, quando chegou aos 13,2ºC.


Endereço da página:

Links no texto: