Folha de S. Paulo


Ponte Rio-Niterói receberá lâmpadas Led antes da Copa, diz secretário

O tradicional "colar" de luzes da Ponte Rio-Niterói será totalmente substituído por lâmpadas tipo Led (Light Emitting Diode) antes da Copa do Mundo em 2014, informou hoje (25) o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc.

"A ideia é receber os chefes de Estado, os atletas, todos que vem para a Copa do Mundo e Olimpíadas com a ponte toda de Led", informou o secretário.

Minc participou do encontro promovido pela Fundação Dom Cabral e a ONG R20, do ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, no Rio. Ele explicou que a mudança na ponte será o início do projeto de mudar toda a iluminação pública da cidade do Rio de Janeiro por esse tipo de iluminação, mais cara porém menos agressiva ao meio ambiente.

As lâmpadas incandescentes, usadas atualmente, dependem de um filamento para conduzir a eletricidade, as fluorescentes de metais pesados, como o mercúrio, o que gera um passivo ambiental.

Maurício Val/Folhapress
Imagem aérea da ponte Rio-Niterói, que será iluminada por luzes de LED até a Copa do Mundo de 2014
Imagem aérea da ponte Rio-Niterói, que será iluminada por luzes de LED até a Copa do Mundo de 2014

ECONOMIA DE US$ 60 MI

Segundo Schwarzenegger, a cidade do Rio economizaria US$ 60 milhões por ano se fizesse a substituição.

O investimento para isso porém ficaria alto, já que o Brasil não possui fábricas de lâmpadas Led e teria que importar o produto. A GE chegou anunciar uma planta em 2010, mas o projeto não foi adiante.

De acordo com Schwarzenegger, para que fábricas se instalem no Brasil é preciso garantir escala de encomendas, objetivo da visita do ator à cidade.

Schwarzenegger assinou uma série de memorandos de intenções com municípios brasileiros --o Rio já havia assinado há seis meses - para a substituição de lâmpadas incandescentes por Led.

Assinaram hoje o memorando as cidades paulistas de São Bernardo dos Campos, São Carlos, Santa Bárbara do Oeste; do Pará, Paragominas e Santarém.

"O objetivo é ter demanda suficiente para garantir a vinda de uma fabricante para o país", informou.

Segundo um assessor do ex-governador, uma fábrica da Flórida estaria interessada em se instalar no Brasil.

A R20 não investe nos programas que apoia, mas funciona como uma catalisadora de investimentos e financiamentos, como do Bank of Tokyo, que assinou o memorando junto com a Eletrobras e os municípios para apoiar o projeto da troca de lâmpadas da cidade.


Endereço da página: