Folha de S. Paulo


Análise: Estratégia de jogar culpa para Macarrão está bem desenhada

A relação de amor e ódio entre Macarrão e Bruno tem tudo para se transformar no centro dos debates orais que acontecerão após concluída a fase instrutória (probatória) do julgamento.

Acompanhe a cobertura completa
Veja a cobertura em tempo real do julgamento
Conheça o local onde acontece o júri popular do goleiro
Goleiro Bruno deve prestar depoimento hoje, no 3º dia de júri
Advogado diz que depoimento do goleiro Bruno será esclarecedor
Promotor diz que Bruno acompanhou entrega de Eliza a assassino
Em depoimento, Dayanne faz relatos que podem comprometer Bruno

No júri anterior, Macarrão, sentindo-se visivelmente isolado e desprotegido, confessou o crime e delatou Bruno, que não estava presente para fazer o contraditório.

Seu interrogatório, portanto, será totalmente decisivo: pode se calar ou confessar ou tentar desconstruir a delação precedente, protestando pela inocência.

Ontem, em vários momentos, sobretudo no depoimento de Célia (prima de Bruno), a culpa foi descarregada em Macarrão. O jogo de empurra ficou bem desenhado.

Vamos ver qual das partes (acusação ou defesa) levará mais convencimento aos jurados, com base nas provas produzidas.

CENÁRIO DIFERENTE

Se no primeiro dia do julgamento tudo se mostrava morno, apático e pouco conflitivo --sobretudo depois que a defesa desistiu da oitiva de todas as suas testemunhas--, o segundo dia contou com cenário bem diferente.
Para o plenário vieram a reconstituição do crime, contradições, incriminações recíprocas e confirmações de alguns indícios de autoria.

Com os vídeos, o julgamento ganhou vibração e muita emoção, que chegou a provocar lágrimas nos acusados, na mãe de Eliza Samudio e na namorada de Bruno.

Em vários momentos o salão do júri foi preenchido exclusivamente pelo silêncio profundo, sobretudo dos jovens jurados (de 22 a 30 anos), que observavam tudo muito atentamente.

LUIZ FLÁVIO GOMES, 55, é advogado criminalista e e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil


Endereço da página:

Links no texto: