Folha de S. Paulo


Bateria se destaca em desfile da Grande Rio sobre o petróleo

Defendendo um enredo difícil, sobre a disputa política pelos royalties do petróleo, a Acadêmicos do Grande Rio fez um desfile correto, mas sem grandes emoções, já na madrugada desta terça-feira.

Acompanhe o Carnaval do Rio minuto a minuto
Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
Veja os sambas-enredo das escolas do Rio de Janeiro

A bateria Invocada, comandada pelo experiente mestre Ciça, foi o grande destaque do desfile, mostrando coesão, grande criatividade e muitas bossas. Suas pausas para o coro do público, no entanto, tiveram bem menos resposta do que as da Mangueira.

Além dos ritmistas, chamaram a atenção algumas das criações do carnavalesco Roberto Szaniecki, que voltava à escola e levou para avenidas alas e alegorias que mostravam a exploração do petróleo, os riscos da atividade e os investimentos feitos com o dinheiro dos royalties.

Entre os pontos fortes estava a comissão de frente, que incluiu integrantes fantasiados como robôs-exploradores e um abre-alas representando uma plataforma petrolífera, com mergulhadores.

A ala que retratava o ecossistema marinho, cheia de fantasias iluminadas e com um carro que trazia animais marinhos como águas-vivas, foi outro dos bons momentos da escola.


Endereço da página:

Links no texto: