Folha de S. Paulo


Carros tecnológicos chamam atenção para desfile da Vila Maria

Os carros tecnológicos, coloridos e grandes chamaram bastante atenção para o desfile da Unidos de Vila Maria, quinta escola a passar pelo sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo (10). O desfile foi encerrado exatamente com 65 minutos, tempo máximo de duração permitido.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Tom Maior faz desfile 'quente' para falar sobre a camisinha

O enredo "Made in Korea" homenageou os 50 anos da imigração coreana no Brasil. Ao todo, 210 leques foram importados da Coreia para complementar as fantasias da agremiação. A Vila Maria também trouxe arranjos de cabeça, perucas e quimonos de alguns destaques do país homenageado.

O primeiro carro mostrava um grande dragão, decorado com 50 mil escamas, todas produzidas manualmente pela equipe da escola. A alegoria foi construída em quatro meses.

Um dos destaques da alegoria foi um sósia do cantor Psy, autor do hit "Gangnam Style", o vídeo mais visto do YouTube, com quase 1,3 bilhão de visualizações. O primeiro carro também trouxe a ala das crianças. Os pequenos estavam fantasiados de ursos, lembrando a lenda coreana que diz que o homem descende desse bicho, e não do macaco.

O desfile teve muitos elementos coreanos, inclusive com o símbolo da bandeira do país oriental. Uma das alas da Vila Maria desfilou com fantasias com o símbolo taegeukgi, com as forças yin e yang.

A bateria da escola entrou na avenida com um quimono dourado, além de usar uma peruca que imitava o cabelo dos antigos samurais.

O segundo carro da escola abusou da tecnologia e dos movimentos. Um tigre futurista carregava um símbolo semelhante ao da bandeira da Coreia do Sul. O carro, que tinha painéis de LED, impressionou o público do Anhembi.

O quarto carro da Vila Maria tinha uma máquina que soltava bolhas de sabão e um polvo gigante, além de vários animais marinhos. O polvo também soltava fumaça preta, simulando o líquido negro que os polvos usam para se defender.

O último caro da escola lembrou um dos personagens coreanos mais famosos no Ocidente, a Pucca. Ela apareceu como um boneco gigante e tinha na cabeça as famosas frutas que enfeitavam Carmem Miranda.


Endereço da página:

Links no texto: