Folha de S. Paulo


Governo estadual pagará R$ 5.000 a famílias de Duque de Caxias

O distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, receberá o apoio dos governos federal e estadual em sua recuperação. O local foi um dos mais atingidos pelas chuvas ocorridas entre quarta-feira (2) e quinta-feira (3).

Envie seu relato ou imagem da chuva no Rio
Chuvas já deixam dois mortos e afetam 200 mil pessoas no Rio
Secretaria do Rio diz que 69 escolas já foram afetadas por chuvas
Cabral se reúne com ministro, mas não define verba para RJ
Xerém, em Duque de Caxias, tem cenário de destruição
Hospital é parcialmente interditado após chuvas em Angra dos Reis
Morador da região, Zeca Pagodinho ajuda afetados por chuva no RJ
Em 2011, chuva deixou mais de 900 mortos na região serrana do Rio

O governo federal fornecerá recursos para o pagamento de aluguel social para a população que perdeu as casas, mas o número ainda não foi divulgado. Além disso, a União se comprometeu a pagar a dragagem e drenagem dos rios da região e a recuperação de ruas, avenidas e pontes de Xerém.

Já o governo estadual indenizará em R$ 5.000 as 300 famílias que perderam móveis e utensílios por conta da enchente. Além disso, o governo estadual prorrogará em seis meses a exigência do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por parte das pessoas atingidas.

No entanto, o critério para a distribuição dos auxílios ainda não está definido e ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias.

O prefeito de Duque de Caxias informou ainda que o deputado estadual, Carlos Minc, está elaborando um projeto de recuperação das margens dos rios do município, que contemplará ainda a remoção das famílias que vivem no local.

A ajuda do governo federal e estadual ficou acertada em reunião ocorrida hoje entre o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Cabral e Bezerra visitaram o local da enchente mas não falaram com a imprensa.

Todas as informações foram relatadas pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, em coletiva com a imprensa ocorrida na tarde de hoje em Xerém.

Segundo Cardoso, há neste momento 250 casas condenadas no município. O prefeito disse ainda que não há alterações nos números da tragédia até o momento. Estão confirmados um morto, um desaparecido, mil desalojados e 250 desabrigados.

"Não tivemos 100 mortos aqui em Xerém porque a velocidade da água felizmente garantiu que as pessoas deixassem suas casas a tempo", afirmou Cardoso.


Endereço da página:

Links no texto: