Folha de S. Paulo


Petista toma posse em São José dos Campos após 16 anos de governo tucano

Carlinhos de Almeida (PT), 50, foi empossado nesta terça-feira (1º) como novo prefeito de São José dos Campos. Ele recoloca o PT no comando do maior colégio eleitoral da região do Vale do Paraíba, após 16 anos de governo tucano.

A última vez que o PT governou São José foi em 1996, com Angela Guadagnin, atual vereadora da cidade.

Recepcionado pelo antecessor Eduardo Cury (PSDB), o novo prefeito da cidade discursou no Paço Municipal, mostrando algumas prioridades de seu governo.

O petista se disse preocupado com a saúde e afirmou que pretende escalar mutirões para minimizar a espera em postos de atendimento. A implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), projeto que gerou longo impasse no último governo, também é uma aposta de Carlinhos.

A educação, apontada pelo ex-prefeito Eduardo Cury como um de seus principais legados, também será uma das do novo governo.

"Não há nada mais importante do que a educação. Outros temas são tão relevantes quanto, mas a educação está no topo das prioridades de qualquer governo. Nós sabemos que não há desenvolvimento econômico sem investimento em educação, então lutaremos muito nessa área", afirmou Carlinhos.

Alvo de reclamações da população, a mobilidade urbana também foi abordada na posse. O prefeito afirmou que prevê adaptações especialmente na parte de transporte público.

Para governar São José, Carlinhos de Almeida terá que driblar a baixa receita. O orçamento do município para 2013 está estimado em R$1.837 bilhão, mas mais de 90% desse valor já está comprometido. Restam R$160 milhões para investimentos.

Com caixa apertado, Carlinhos disse estar preocupado com as receitas, mas descartou remanejar verbas no início do mandato.


Endereço da página: