Folha de S. Paulo


Receita do fettuccine Alfredo, com queijo e manteiga, vira marca

Rogerio Cassimiro/Folhapress
 Trax ID: 10036251A - FOLHA -12/02/15 - foto: Rogerio Cassimiro - fotos do restaurante Maremonti Trattoriados e da- Polpetone com fettuccine Alfredo
Fettuccine Alfredo com polpetone do restaurante Maremonti

O fettuccine Alfredo, conhecido pela massa fina como papel que leva apenas 30 segundos para cozinhar e temperado com generosas doses de manteiga e queijo parmesão, virou "marca oficial".

A receita foi criada nos anos 1920. Ao longo dos anos, foi descaracterizada e ganhou outros ingredientes, sendo servida com molho de carne, creme ou com almôndegas ao molho vermelho.

O prato foi criado pelo fundador do restaurante romano Alfredo alla Scrofa, que o teria inventado quando sua esposa estava com os famosos "desejos" culinários durante a gravidez. A lenda diz que ela comia fettuccine no almoço e no jantar, e no fim da gestação deu à luz um menino de seis quilos.

Agora a receita foi "blindada" com a marca "Alfredo's Gallery", registrada em diversos países, incluindo Brasil, Rússia e Emirados Árabes.

"Queremos levar adiante uma grande tradição, mas de uma forma mais moderna, o que não exclui a abertura de 'bares de fettuccine', street food e restaurantes no exterior", diz a atual proprietária do restaurante que dá nome ao prato, Veronica Salvatori, a quinta geração no comando do estabelecimento.

Aqueles que pedirem o fettuccine no "Alfredo alla Scrofa", poderão ver o maître usar os famosos talheres de ouro (um garfo e uma colher) para misturar a massa numa travessa.

Os talheres foram doados ao restaurante pelas estrelas do cinema mudo Mary Pickford, uma das "namoradinhas" da América, e seu marido, Douglas Fairbanks, o primeiro Robin Hood.

Nas paredes do restaurante há outras homenagens e dedicatórias de diversas estrelas que já estiveram ali, como Aldo Fabrizi, Gregory Peck e Audrey Hepburn.


Endereço da página: