Folha de S. Paulo


Pela 3ª vez, lista dos 50 melhores restaurantes tem dois brasileiros

A lista com os 50 melhores restaurantes do mundo, organizada pela revista "Restaurant" e divulgada nesta segunda-feira (1º), em Londres, trouxe, pelo terceiro ano consecutivo, duas casas brasileiras: o D.O.M., de Alex Atala, e o Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo.

O espanhol El Celler de Can Roca retomou, depois de um ano na vice-liderança, o posto de melhor do mundo.

Dos restaurantes brasileiros, apenas Daniel Redondo, pelo Maní, esteve na cerimônia, realizada no Guildhall. Atala não compareceu ao evento pelo segundo ano consecutivo.

O D.O.M., casa latino-americana mais bem colocada na lista de 2014, foi do 7o lugar para o 9o neste ano –e perdeu o posto de melhor casa do continente para o peruano Central, dos chefs Virgilio Martinez e Pia Leon. No ano passado, Atala também havia sido laureado com o prêmio "Escolha dos Chefs", dado por seus colegas.

Nesta segunda, antes da cerimônia, ele escreveu uma mensagem em foto no seu perfil no Instagram. "Não importa a posição. Consistência. Dez anos entre os 50 melhores restaurantes do mundo! Estamos muito felizes por alcançar o maior desafio: consistência", disse.

A casa entrou na lista pela primeira vez em 2006, no 50o lugar; foi evoluindo ano a ano até chegar à quarta posição, em 2012. Desde então, caiu para sexto, sétimo e, agora, nono lugar.

Já o Maní, 36o colocado em 2014, caiu cinco posições, ficando em 41o. A exemplo do que aconteceu com Atala, a casa também havia recebido, em 2014, um prêmio individual –de melhor chef mulher do mundo, para Helena Rizzo.

O restaurante de Pinheiros debutou na lista geral em 2011, na 74a posição, e na lista dos 50 melhores em 2013 –no 46o posto.

Também já figuraram na eleição da "Restaurant" o paulistano Fasano –59o colocado em 2011– e o carioca Roberta Sudbrack –71o em 2012 e 80o em 2013. Neste ano, nenhuma casa do país ficou entre o 51o e o 100o lugar.


Endereço da página:

Links no texto: