Folha de S. Paulo


Criador do 'cronut' conta os planos de suas novas casas em NY e Tóquio

Dominique Ansel, criador do "cronut", híbrido de donut e croissant que foi sensação há dois anos, está expandindo seu sucesso com novas lojas em Nova York e Tóquio –e sobremesas customizadas.

O pâtissier de 37 anos teve um 2014 excepcional: a Fundação James Beard o nomeou como o melhor chef de sobremesas dos Estados Unidos, e ele lançou seu primeiro livro, "Dominique Ansel: The Secret Recipes" (Dominique Ansel: receitas secretas).

Nascido em Beauvais, na França, e radicado em Nova York desde 2006, o chef falou com a Reuters sobre suas novas casas e o que o inspira para criar sobremesas.

O que você planeja para a segunda unidade nova-iorquina de sua padaria Dominique Ansel Kitchen, que deve abrir nesta primavera?
Dominique Ansel - A ideia é fazer sobremesas sob demanda. Vamos mudar um pouco a organização de uma padaria tradicional e ter estações; cada estação terá seu próprio chef finalizando as sobremesas.

Também haverá sobremesas pré-prontas?
Cerca de 70% do nosso menu deve ser de pedidos por encomenda. Quando se trata de sobremesas, algumas ficam melhores depois de um ou dois dias.

Divulgação
O chef pâtissier francês Dominique Ansel
O chef pâtissier francês Dominique Ansel

E como será sua padaria em Tóquio?
Similar à loja que temos na Spring Street, em Nova York. Também planejo criar uma linha de sobremesas que explore a cultura japonesa. Você não poderá prova-las em qualquer outro lugar.

Você já se cansou de falar sobre o "cronut"?
O "cronut" é uma criação fantástica, que abriu as portas para muitas coisas. No ano passado, em um evento de caridade para combater a fome em Nova York, com 24 cronuts arrecadamos mais de US$ 100 mil. Mudamos o sabor a cada mês e tentamos mantê-lo divertido, excitante.

Quantas pessoas ainda esperam por "cronuts" por dia?
Cerca de cem pessoas ficam na nossa porta todas as manhãs antes de abrirmos. Entregamos madeleines frescas e chocolate quente enquanto eles esperam. Quero que as pessoas tenham um bom proveito aqui.

Qual é sua primeira memória da cozinha?
Fazer um bolo de iogurte usando o pote de iogurte para medir a farinha, um clássico francês.

Qual sua filosofia na cozinha?
Realmente entregar às pessoas uma conexão com a comida, uma conexão emocional.

Dominique Ansel/Divulgação/Efe
O
O "cronut" da Dominique Ansel Bakery, em Nova York

Endereço da página: