Folha de S. Paulo


Festival revela culinária típica do interior paulista

Com receitas preparadas à moda antiga, no fogão a lenha, o festival Revelando São Paulo traz à capital um pouco da culinária típica paulista e das peculiaridades de
cada uma de suas vertentes -caipira, tropeira, caiçara e piraquara (veja mapa).

Editoria de Arte/Folhapress

O evento começa na sexta-feira e vai até o dia 22 deste mês, das 9h às 21h, no parque da Vila Guilherme (av. Nadir Dias de Figueiredo, s/nº), na zona norte da cidade.

Nas barracas, receitas tradicionais dos 120 municípios participantes: galinhada, feijão tropeiro, pamonha, moquecas, cachaças. Para finalizar, café torrado e pilado na hora, passado no coador de pano, e doce de banana.

TROPEIRA

Um desdobramento da culinária caipira, com cardápio restrito a ingredientes fáceis de transportar e conservados artesanalmente -para que resistissem aos longos dias de cavalgada dos tropeiros. São itens como carne na lata (conservada em banha de porco), embutidos defumados e carne-seca.

CAIÇARA

É a cozinha praticada no litoral paulista, com seus peixes secos artesanalmente no varal, os frutos do mar e outros ingredientes encontrados em abundância por lá, como a mandioca e as folhas de taioba. Na panela de ferro, faz-se o peixe azul-marinho, um tradicional ensopado cozido com pedaços de banana verde.

PIRAQUARA

Comunidades ribeirinhas do vale do Paraíba preparam peixes de água doce. As farinhas de milho e de mandioca dão sustância aos caldos de ensopados no preparo dos pirões. A região também conserva o hábito de comer içás (formigas tanajuras). Fritas, bem crocantes, incrementam uma tradicional farofa.

CAIPIRA

Marcada pelo tripé feijão, milho e porco, do qual surgem receitas tradicionais, como o cuscuz, o arroz de suã (parte inferior do lombo suíno), os angus e os virados. Há também galinha ao molho pardo (feito do sangue do animal). De sobremesa, compotas de frutas, cozidas lentamente, com açúcar, nos tachos de cobre.


Endereço da página: