Folha de S. Paulo


Pratos de um dos principais chefs do mundo são traduzidos para música e literatura

Doze pratos narrados como histórias musicais: o Mugaritz B.S.O. é um projeto de livro audiovisual baseado nas experiências gastronômicas proporcionadas em um dos mais importantes restaurantes do mundo.

Oscar Oliva/Folhapress
Chef Andoni Aduriz, Manuel Miranda e Felipe Ugarte trabalhando no projeto
Chef Andoni Aduriz e parceiros trabalhando no projeto "Mugaritz B.S.O."

A obra criada há 5 anos pelo premiado chef vasco Andoni Aduriz em parceria com o músico Felipe Ugarte, propõe outras formas de interpretação das fórmulas culinárias de Aduriz levando em conta a filosofia, a forma e os ingredientes de cada prato.

No caso do documentário, as texturas e cores dos alimentos foram casadas com sons pesquisados no Peru e Etiópia na tentativa de proporcionar ao espectador uma experiência multisensorial.

Veja o trailler

O filme foi exibido em festivais de vários países e recebeu dois prêmios na categoria "melhor documentário".

Oscar Oliva/Divulgação
A obra
A obra "Mugaritz B.S.O." será vendida no Itunes.

Num segundo momento, textos de Harkaitz Cano foram incluídos no projeto. Ele traduziu para a literatura as receitas do cozinheiro: entre elas, as "pedras comestíveis" e o carpaccio vegetal.

O trabalho está registrado em forma de livro-disco-dvd. Editado em espanhol e inglês, foi colocado a venda no site do Mugaritz e custa € 29,95 (R$82). Segundo o jornal espanhol El País, o material estará disponível para compra no Itunes a partir de janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: