Folha de S. Paulo


Donos também recebem cuidados em hospital veterinário

Diariamente, são dezenas deles. Ficam horas -às vezes, o dia todo- sentados ao lado das macas. Arrumam o cobertor, oferecem água, tentam chamar a atenção do paciente para a comida. Encaram longa espera enquanto os pequenos recebem soro, oxigênio, remédios.

A cena poderia ser de enfermarias pediátricas, mas é de um hospital veterinário. A percepção de que cães e gatos são membros das famílias está mudando a cara do serviço.

Alberto Rocha/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 19-06-2016: A professora e supervisora de estágio de Psicologia da Saúde, Rosana Trindade Santos, faz acompanhamento com a dona de um cachorro no Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, acompanhada das alunas do Nono Semestre de Psicologia Pâmela Vilas Bôas, 22, e Nathalia Ferreira Costa, 21. (foto Alberto Rocha/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA FOLHA***
A professora e supervisora de estágio de Psicologia da Saúde, Rosana Trindade Santos, faz acompanhamento com a dona de um cachorro no Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, acompanhada das alunas do Nono Semestre de Psicologia Pâmela Vilas Bôas, 22, e Nathalia Ferreira Costa, 21

Em iniciativa inédita, uma universidade passou a oferecer vagas de estágio na ala veterinária a alunos de psicologia. A missão é dar apoio aos responsáveis, que adoecem junto ao lidar com a questão de saúde do animal.

"O desconforto emocional está presente exatamente em decorrência das relações de apego e do sofrimento motivado por um luto que muitas vezes não é reconhecido", afirma a psicóloga Rosana Trindade Santos Rodrigues, supervisora do programa.

O acompanhamento costuma ser feito ao longo dos retornos do animal ao consultório. Se necessário, a equipe encaminha os donos para atendimento mais longo e frequente.

Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi. R. Conselheiro Lafaiete, 64, Brás, tel. 2790-4642. Até 6/8, seg. a sex.: 8h às 18h. Demais meses, seg. a sex.: 8h às 21h.

*

DENGUE, ZIKA E... VERME?

O Aedes aegypti transmite doenças aos cães? Sim, ele passa a Dirofilaria immitis, que se instala no coração e pode levar à insuficiência. Outro vetor ainda mais comum do verme é o Culex, o pernilongo. Por isso, animais que vivem na praia ou vão com frequência ao litoral precisam de vermífugos contra a dirofilariose. Tosse, dificuldade respiratória, alta de volume abdominal e intolerância ao exercício devem chamar a atenção. A doença é grave.

Saiba mais: Bayer Saúde Animal

*

TRETA DA TOCHA

A tocha olímpica chega neste domingo (3) ao Rio Grande do Sul sob polêmica. A modelo Bruna Moltz, uma das pessoas que se revezariam na condução em Santa Cruz do Sul, desistiu após a morte da onça Juma. O felino do Exército foi exposto na passagem por Manaus e abatido, depois, porque teria tentado atacar um treinador. O caso mobiliza comunidades na internet, onde Bruna é conhecida desde que resgatou o cão Cabeção de um bueiro. Ela mantém fanpage com quase 140 mil curtidas para o animal, que a acompanharia na corrida.


Endereço da página: