Folha de S. Paulo


Governo quer vitaminar Secretaria de Assuntos Estratégicos

Quero ser grande Técnicos do governo traçam plano para vitaminar a Secretaria de Assuntos Estratégicos. A ideia em gestação é que a pasta assuma a interlocução entre "o público e privado", um dos gargalos da gestão de Dilma Rousseff. Num dos desenhos debatidos no Planalto, o ministério teria sob seu guarda-chuva as agências reguladoras. Com a vaga aberta após a ida de Moreira Franco para a Aviação Civil, a presidente deve instalar técnico ou político de sua cota pessoal no cargo.

Xodó Dilma vai deixar Marcelo Neri como interino na SAE. O economista deve acumular a pasta com o Ipea.

Primeira classe Entre as condições para a troca na Aviação Civil está a permanência do presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Econômica Wagner Bittencourt aguardava para falar com Dilma quando uma servidora do Planalto brincou, pedindo a ele "carona" em voo oficial. "Hoje estou em avião de carreira", respondeu o futuro ex-ministro.

Despedida Ao conversar com Mendes Ribeiro (PMDB) e agradecer pelo seu trabalho na Agricultura, Dilma se emocionou. Segundo relatos, ambos chegaram a chorar.

Então tá Em 15 de fevereiro, o Planalto informou à imprensa que Dilma "não estava preparando reforma ministerial". O texto ainda consta no blog oficial. Na quarta, a presidente repetiu: "Não é meu tema essa semana".

IDH... O governo orientou ministros e assessores a questionarem em bloco os dados do Pnud, que colocam o Brasil em 85º lugar no ranking de desenvolvimento humano que abrange 187 países.

... genérico A ordem no Planalto é usar como referência estudo do Planejamento, lançado em fevereiro, em cujo prefácio representante da ONU reconhece "progressos significativos" na última década quanto ao indicador.

Prévia O antropólogo e publicitário Renato Pereira, que fez as campanhas de Sérgio Cabral e Eduardo Paes, no Rio, e de Henrique Capriles, na Venezuela, assinará os programas e comerciais de TV do PSDB neste ano. O primeiro vai ao ar em maio. O martelo foi batido ontem em conversa com Aécio Neves.

Replay O acordo não prevê, por ora, a eventual campanha de Aécio à Presidência. Mas, se a parceria se estender, Pereira repetirá "duelo" com João Santana, que trabalhou para Hugo Chávez em 2012 e pilotará o projeto reeleitoral de Dilma Rousseff.

Bússola Em flerte com Marina Silva, Eduardo Campos e José Serra, o PPS convocou sua direção executiva nacional para discutir na próxima terça-feira a "conjuntura política e o posicionamento do partido para 2014".

De leve Sérgio Cabral (RJ) e Renato Casagrande (ES) mudaram de tática e enviaram por meio eletrônico as ações de inconstitucionalidade contra a redistribuição dos royalties. Os governadores quiseram evitar a impressão de que estariam pressionando os ministros do STF.

SOS... Em reunião da qual participaram Fernando Haddad (São Paulo) e José Fortunati (Porto Alegre), prefeitos das capitais fecharam ontem pauta comum a ser apresentada ao Congresso Nacional. Os principais itens são as dívidas com a União e a desoneração de tarifas de transporte.

... prefeituras O documento será entregue pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser (Vitória), aos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) na próxima quarta-feira.

*

TIROTEIO

Se a notícia é ruim, o PT prefere descredenciar a fonte. Na surra que o IDH da Líbia deu no do Brasil, a culpa sobrou até para a ONU.

DO PRESIDENTE DO DEM, JOSÉ AGRIPINO (RN), sobre o governo ver "distorções" nos dados das Nações Unidas que colocam o Brasil em 85º entre 187 países.

*

CONTRAPONTO

Fumaça branca

Na sessão em que deputados paulistas elegeram a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ontem, o ex-presidente Barros Munhoz (PSDB) se incomodou com o rito da votação, imposto pelo regimento interno.

--A burocracia é tão grande que, mesmo havendo um candidato apenas, é preciso que haja votação nominal. É mais complicado que conclave...

Um parlamentar completou, lembrando do acordo PT-PSDB para instalar Samuel Moreira na presidência:

--Só mesmo com intercessão do Espírito Santo para petista votar em tucano, como estamos vendo aqui.

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI


Endereço da página: