Folha de S. Paulo


Depois de Mao e Deng, China agora toma Xi Jinping por novo 'guia'

No alto do privado "South China Morning Post" e do estatal "Global Times", respectivamente, o congresso do Partido Comunista "termina com Xi Jinping como líder inconteste" e "consagra o Pensamento de Xi" na própria constituição partidária.

Ele foi "elevado ao status dos líderes Mao Tse-tung e Deng Xiaping". E o "Pensamento de Xi foi aprovado para se adicionar ao marxismo-leninismo, ao Pensamento de Mao e à Teoria de Deng".

O editorial do "Huanqiu Shibao", versão original do "Global Times", destaca que Xi "guia a China na nova era". Seu pensamento vai nortear o partido e o país sobre "como utilizar a força da China" no mundo e também para embasar "a unidade da China".

PUTIN, O HORRÍVEL

O site "Politico" publicou texto de Susan Glasser, referência em política internacional em Washington, questionando no título "Este mito sobre o Grande e Horrível Putin". Abrindo o texto: "E se nós estivermos errados sobre Putin?".

Um "funcionário sênior" da Casa Branca avisou depois que Donald Trump deve se reunir com Vladimir Putin na reunião do bloco econômico Apec, no início de novembro, no Vietnã.

SALMAN, O MODERADO

O "príncipe herdeiro" da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, declarou ao "Guardian" que vai "devolver o país ao Islã moderado", título da entrevista. Ele diz que o Estado ultraconservador saudita das últimas três décadas "não é normal".

Reprodução/NBC News

OUTRO LADO

No rastro da visita de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, o site da NBC entrevistou o também deputado Jean Wyllys, com o enunciado "Estrela de 'reality TV' tornado político combate o 'terror moral' da extrema-direita do Brasil".


Endereço da página: