Folha de S. Paulo


Nos relatos do Carnaval, 'Out with Temer', 'Dehors Temer', 'Absetzung'

A Associated Press despachou no meio da folia, "Festeiros do Carnaval do Brasil canalizam raiva contra presidente". Nas camisetas, "Out with Temer!".

A agência acompanhou as festas de rua no Rio e assinalou que, na Bahia, enquanto Temer se fechava numa base da Marinha, Caetano Veloso comandava um bloco que pedia a saída do presidente.

Também na Alemanha a cobertura anotou a mistura de "samba e protesto" e os pedidos pela "Absetzung", deposição.

No final da folia, a Reuters despachou, por sites como "Voz da América", com fotos de Temer, "Encerrada a festa do Carnaval, Brasil retorna à realidade de sua crise política".

Anota o "canto frequente contra o presidente impopular, 'Out with Temer' ", e já parte para a cobertura do novo depoimento de Marcelo Odebrecht, citando "uma fonte com acesso ao depoimento" dado à Justiça Eleitoral, que pode agora "recomendar a anulação da chapa Rousseff-Temer, o que levaria à remoção do presidente ".

Em suma, com foto de uma faixa pedindo "Dehors Temer" no Carnaval do Rio, o francês "Le Monde" publicou análise com o enunciado "No Brasil, o reino da impunidade".

youtube

Não foi só no exterior. Na última noite do Carnaval, o "Jornal Nacional" (acima) fez um balanço das manifestações dos foliões pelo país, que se concentraram em Temer, mas incluíram "protesto contra o prefeito João Doria" e "referências ao juiz Sergio Moro".

O telejornal está na íntegra no canal da Globo no YouTube, com a reportagem entrando aos 20min12s, e editado no G1, junto com outros vídeos da GloboNews e do próprio portal de notícias.


Endereço da página: