Folha de S. Paulo


Órgão exigirá que privatização não mude 'caráter público' do Pacaembu

Julia Chequer - 26.abr.13/Folhapress
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu

O Condephaat (órgão estadual do patrimônio) vai exigir que a Prefeitura de SP mantenha o "caráter público" do estádio do Pacaembu caso a gestão do espaço seja realmente privatizada, como anunciou o prefeito eleito João Doria (PSDB).

A PRAÇA É NOSSA
O entendimento dos conselheiros do órgão é que o Pacaembu não pode ficar submetido a demandas privadas, mesmo que a administração seja terceirizada –a praça olímpica atrás do estádio, por exemplo, precisaria continuar a ser acessível ao público. A exigência faz parte de uma lista que o órgão criou para enviar à prefeitura.

NO PAPEL
O documento foi discutido durante o ano e aprovado pelo conselho neste mês. Tem diretrizes sobre a preservação do estádio e de suas características arquitetônicas, como o anel superior das arcadas e a relação do campo com as arquibancadas. As instruções foram elaboradas após a atual gestão municipal enviar propostas de administração privada do espaço que não consideravam a manutenção do patrimônio e que, por isso, não foram aprovadas.

MÊS A MÊS
O índice de confiança do consumidor paulistano, medido em pesquisa da FecomercioSP, atingiu neste mês a maior pontuação desde fevereiro de 2015. O indicador, que combina avaliações sobre o cenário econômico atual e expectativas, subiu 0,4% entre novembro e dezembro -passou de 110,3 para 110,7 pontos. Foi a sétima alta consecutiva.

FICANDO FALADA
"Indignação", "zika", "desmoralização", "bolhas" e "desafio" foram as cinco palavras mais votadas pelo público para se tornarem a palavra do ano de 2016 no Brasil. O concurso é realizado pela primeira vez no país, com a organização da agência Cause. O resultado final sai nesta quarta (21). Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a escolha é feita pelo dicionário Oxford, que elegeu o termo "post-truth" (pós-verdade).

AMOR E OUTRAS DROGAS

Klaus Mitteldorf/Revista Trip
Mano Brown _ revista trip.jpg
O rapper Mano Brown

O cantor Mano Brown, 46, que lançou seu primeiro disco solo, acredita que a descriminalização da maconha no Brasil não está tão distante.

"Acredito que vou ver maconha legalizar no Brasil. Eu vi até o metrô chegar no Capão", diz ele à nova edição da revista "Trip". No novo álbum, "Boogie Naipe", o rapper se distancia da crítica social do trabalho nos Racionais MC's e fala de amor. "Sempre fui romântico."

As 22 faixas contam com participações de nomes como Carlos Dafé e Leon Ware, americano que foi parceiro de Marvin Gaye e Michael Jackson.

PRIMEIRAMENTE
A vereadora eleita Sâmia Bomfim (PSOL) diz que espera não ter que ir com sua camiseta escrito "fora, Temer" à posse na Câmara Municipal de São Paulo, em 1º de janeiro. "Espero que até lá ele já tenha caído e que não seja mais necessário", afirma. Ela usou a peça na diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos, na segunda (19).

RIR POR ÚLTIMO
O Porta dos Fundos, que retomou a temática política em seus vídeos neste fim de ano, lança novo esquete sobre a Lava Jato nos próximos dias. O vídeo "Amigo Secreto na Cadeia", também sobre a operação, atingiu mais de 3 milhões de visualizações em duas semanas. "Odebrecht" e "Aprovação" também foram inspirados no noticiário.

SOLIDÁRIOS
Cruzeiro e Atlético-MG foram os clubes brasileiros que mais ajudaram o departamento de futebol da Chapecoense desde o acidente na Colômbia. Além de oferecer jogadores por empréstimo, os times se dispuseram a pagar parte dos salários desses atletas e tentam convencê-los a aceitar a transferência. A Chapecoense também busca ajuda de clubes europeus. As conversas mais avançadas são com o Sporting, de Portugal.

SOM NO MUSEU
A Pinacoteca conseguiu patrocínio para promover uma série de cinco concertos de música de câmara realizados por membros da Osesp em 2017. As apresentações começam em maio e vão até novembro, sempre gratuitas, no prédio do museu, na Luz.

FESTA DE FUNDAÇÃO
Os cineastas Kiko Goifman, Beth Sá Freire e Lauro Escorel estiveram na comemoração do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes, o criador da Cinemateca Brasileira. A diretora da entidade Olga Futemma e o professor Carlos Augusto Calil, ex-secretário municipal de Cultura de SP, também participaram do evento, no sábado (17).

CURTO-CIRCUITO

Patrícia Bastos e Dante Ozzetti se apresentam nesta quarta-feira (21) no Jazz B, a partir das 21h.

A poeta Adélia Prado foi a vencedora do Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura 2016, na categoria conjunto da obra.

Dionne Warwick faz show no Espaço das Américas no dia 23 de março.


Endereço da página:

Links no texto: