Folha de S. Paulo


Para 54% dos brasileiros, mulher que denuncia violência sexual não é levada a sério

A mulher que relata que foi vítima de violência não é levada a sério. É o que pensam 54% das pessoas que responderam a uma pesquisa feita pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva que será divulgada nesta segunda. Outros 73% dizem que a mulher é julgada ao denunciar.

DE GRAÇA
A pesquisa mostra ainda que 96% aprovam a distribuição da pílula do dia seguinte pelo governo para vítimas de violência sexual. E outros 75% declaram ser favoráveis ao aborto legal em caso de gravidez decorrente de estupro. A sondagem ouviu mil pessoas nas cinco regiões do Brasil.

TUDO É NADA
Aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) apostam que as denúncias contra ele, de receber dinheiro de caixa dois da Odebrecht por meio do próprio cunhado, vão se diluir em meio a tantas outras que aparecerão nos relatos da empreiteira à Justiça. E que envolvem centenas de políticos, alguns do quilate de Lula, Michel Temer e José Serra.

REPETECO
O nome de Nelson Jobim voltou a circular como alternativa a Temer caso a crise política se agrave a ponto de inviabilizar o governo. A informação de que a possibilidade de a atual administração não chegar ao fim começava a ser discutida em Brasília foi antecipada pela coluna em outubro, bem como os nomes que seriam opção a Temer: Jobim e Fernando Henrique Cardoso.

EM TODAS
Uma das características que favoreceria Jobim seria o bom trânsito que ele teria entre militares e a cúpula do Judiciário, além do Congresso. E a capacidade de endurecer caso a situação, nas ruas, com a recessão, fique perto de sair do controle.

PAZ ETERNA
Na análise de um dirigente de partido que faz parte da base do governo, tudo pode acontecer. "Inclusive nada, por falta de alternativa e desinteresse das poucas que existem", afirma ele.

PELO MUNDO
Dilma Rousseff e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo devem viajar para Sevilha em janeiro. E depois fazer um tour de carro por alguns países da Europa.

LOCO POR TI AMERICA
Depois de concorrer ao Grammy Latino com seu álbum de estreia, o sertanejo João Victor, 19, ganhou fãs na Argentina, no Paraguai e na Colombia: "Recebi várias mensagens em espanhol", diz eleloco por ti america Depois de concorrer ao Grammy Latino com seu álbum de estreia, o sertanejo João Victor, 19, ganhou fãs na Argentina, no Paraguai e na Colombia: "Recebi várias mensagens em espanhol", diz ele

SEM RECUO
A AGU (Advocacia-Geral da União) recomendou ao Ministério da Cultura manter a reprovação das contas de Claudia Leitte na Lei Rouanet. O órgão contesta os argumentos do recurso dos advogados da cantora e rejeita a proposta de converter a reprovação do projeto em "aprovação com ressalvas". A AGU também concorda que a artista tem que devolver R$ 1,2 milhão aos cofres públicos.

CONTANDO
A defesa de Claudia diz que a turnê beneficiada pela Rouanet "acarretou na democratização do acesso à cultura". Afirma também que proibir a cantora de captar por três anos é injusto, já que "não houve dano ao erário". O prazo para o ministro Roberto Freire, da Cultura, tomar a decisão final vai até janeiro.

BRAÇO DIREITO
Ex-diretora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), Josephine Bourgois será a adjunta do futuro secretário municipal de Cultura de São Paulo, André Sturm. Ela, que é francesa e mora no Brasil há 15 anos, já trabalhou com Sturm no MIS (Museu da Imagem e do Som), que ele dirige atualmente. Josephine também tem experiência no terceiro setor e no mercado editorial.

BRAÇO 2
E Sturm tem se reunido com a atual secretária, Maria do Rosário Ramalho, para fazer a transição. Como é servidora da pasta há 22 anos, ela poderá ser funcionária dele caso decida continuar lotada na secretaria.

BELEZA DA MÚSICA
Os artistas selecionados pelo Natura Musical para seu elenco de 2017 foram apresentados em um coquetel com show na quinta (8), no Bourbon Street Club. Entre os escolhidos estão o músico Hermeto Pascoal e os cantores Rubel, Johnny Hooker e Anelis Assumpção. O evento teve a presença de Fafá de Belém, que fez parte da comissão de seleção, e do cantor Felipe Cordeiro.

CURTO-CIRCUITO
Miguel Nicolelis participa de debate sobre ciência e soberania nacional, hoje, às 19h, no Instituto Sedes Sapientiae. Com mediação da jornalista Eleonora de Lucena.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participa hoje do prêmio Equilibrista de 2016, do Ibef-SP. Às 19h30, na Hípica Paulista.

O MundoMaker recebe a partir de hoje alunos do MIT para supervisionar oficinas de férias, na Vila Madalena.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO


Endereço da página:

Links no texto: