Folha de S. Paulo


Defesa de Claudia Leitte diz que, sem Rouanet, turnê iria só a cidades ricas

Karime Xavier - 8.dez.2015/Folhapress
A cantora Claudia Leitte, ao lançar disco internacional em dezembro de 2015
A cantora Claudia Leitte, ao lançar disco internacional em dezembro de 2015

Os advogados da cantora Claudia Leitte afirmaram, na defesa apresentada ao Ministério da Cultura por causa da reprovação das contas dela na Lei Rouanet, que a turnê "acarretou na democratização do acesso à cultura". A pasta usou a falta de comprovação da doação de ingressos como argumento para mandar a artista devolver R$ 1,2 milhão.

DE PORTE
O recurso diz que houve a distribuição e que a maioria das entradas foi vendida a preço até inferior ao do projeto, de R$ 35. Segundo o documento, as apresentações questionadas —em Picos (PI), Ponta Porã (MS) e Cuiabá (MT)— foram em "localidades que, sem o incentivo, jamais teriam condições econômicas para receber um show do porte da Claudia Leitte".

REVISÃO
A defesa pede que o parecer pela reprovação das contas seja convertido em "aprovação com ressalvas". Para os advogados, proibir Claudia de captar pela Rouanet por três anos é injusto, já que "não houve dano ao erário". Os argumentos estão sendo analisados pelo ministério, que tem 60 dias para decidir.

FORA DO AR
Juízes em todo o Brasil aceitaram 55% das ações em que políticos, partidos e Ministério Público pediram retirada de conteúdo do ar na campanha eleitoral deste ano. Segundo a plataforma Ctrl+X, da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que monitorou os casos de ocultação, a ordem para apagar informações em sites e rádios ocorreu 313 vezes.

PAPEL PASSADO
Claudio Galeazzi, conhecido por trabalhar na recuperação e reestruturação de empresas, vai lançar sua biografia pela Companhia das Letras. Escrita em parceria com o jornalista Joaquim Castanheira, a obra vai relembrar a passagem do executivo por grupos como Pão de Açúcar e BRF. Galeazzi hoje é consultor e membro do conselho de administração do BTG Pactual.

ALTO-MAR
É neste sábado (12) a abertura do 28º Torneio de Pesca Oceânica no Yacht Club Ilhabela, sob o comando do diretor de pesca da entidade, Laurent Blaha. O evento, que se estende por todos os sábados até 10 de dezembro, vale vaga no campeonato mundial que será realizado na Costa Rica em 2017.

JUBILEU DE CIMENTO
Planejado como uma das grandes obras culturais para a Olimpíada, o novo Museu da Imagem e do Som do Rio, na praia de Copacabana, completa neste mês um ano de paralisação. A construção, prevista para acabar em 2014, parou faltando 30% para o fim, por causa da saída da empreiteira responsável na época.

VAI DEMORAR
A Secretaria Estadual de Cultura do Rio diz que há uma licitação aberta para finalizar o espaço e que a obra deve ser concluída em 2017.

-

AXÉ COM MPB
Daniela Mercury lançou na terça (8) seu novo DVD, "O Axé, a Voz e o Violão", com show no Teatro Porto Seguro. Além da mulher da cantora, Malu Verçosa Mercury, assistiram ao espetáculo o gerente-geral do teatro, André Acioli, a atriz Maria Bia e os cantores Marcelo Quintanilha e Vania Abreu.

-

DIREITOS HUMANOS
O advogado Augusto de Arruda Botelho e a modelo Ana Claudia Michels abriram sua casa para o jantar de lançamento de uma campanha da ONG Human Rights Watch de combate à violência contra a mulher. Participaram do evento, na quarta (9), a diretora da entidade no Brasil, Maria Laura Canineu, o ex-ministro Nelson Jobim, os empresários Marcos Campos e Ana Paula Junqueira e a estilista Fernanda de Goeye.

-

CURTO-CIRCUITO

Termina neste domingo (13) o prazo para inscrições no curso on-line de planejamento financeiro da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Mais informações no site do órgão.

A diretoria do Palmeiras se reúne neste sábado (12) em feijoada realizada pelo 3º vice-presidente do clube, Antonino Jesse Ribeiro, em Guararema.

Tiago Ritter, da W3haus, representa o Brasil no programa Business Innovation, da Digital Invaders, no México.

O youtuber Julio Cocielo faz festa no domingo (13), no Tom Brasil, às 20h, para comemorar a marca de 10 milhões de inscritos no Canal Canalha.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: