Folha de S. Paulo


Temer escala emissários para sondar STF sobre eleições antecipadas

O vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) escalou emissários para conversar com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a proposta de antecipação das eleições presidenciais. A ideia está sendo debatida entre Dilma Rousseff, ministros de seu governo, parlamentares do PT e de outros partidos.

BARREIRA
Magistrados afirmaram que a proposta pode ser considerada inconstitucional. E que sua tramitação no Congresso Nacional poderia até ser interrompida pela corte se ela fosse provocada por alguma medida judicial.

TÁ CHATO
O vice está incomodado e preocupado com a hipótese de evolução das "Diretas Já". Nesta terça (26) ele chegou a dizer que a tentativa de antecipar as eleições seria um "golpe".

JÁ ERA
Já a possibilidade de ser cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como resultado de investigação feita contra a campanha de Dilma em que ele figurava como vice, não assusta o peemedebista. Ele acredita que, se Dilma for afastada de vez do cargo, a corte declarará o tema prejudicado. E mandará tudo para o arquivo.

A VOZ DO POVO
A ideia de eleições em debate prevê que Dilma proponha a redução de seu próprio mandato e eleições presidenciais para este ano, constrangendo o vice com o discurso de que ele não tem votos para ocupar a Presidência. E que a população deve ser chamada a se manifestar.

PARA LÁ E PARA CÁ
Dilma e Lula discutiram as "Diretas Já!" nesta semana com movimentos sociais em Brasília. CUT e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) são contra a ideia. O MTST é a favor.

AQUI, AGORA
Vagner Freitas, presidente da CUT, acredita que a proposta, em que Dilma admitiria sair da Presidência por iniciativa própria antes de 2018, legitimaria o impeachment, por eles definido como "golpe". Já Guilherme Boulos, do MTST, defendeu que ela convoque eleições já para o mês de julho.

SINAIS
Lula e os ministros Jaques Wagner, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, defenderam as "Diretas". Já Dilma não falou nada. Mas assentia com a cabeça sempre que ouvia argumentos favoráveis à ideia.

FATO CONSUMADO
O grupo de Temer se esforça para que pelo menos 57 senadores votem pela abertura de processo contra Dilma em maio. Seria um número maior do que o necessário (54) para, depois, afastá-la definitivamente do cargo. A ideia é mostrar força para desestimular o PT de seguir lutando por votos para que ela seja inocentada e volte ao cargo.

EDIÇÃO NOTURNA
As modelos Caroline Ribeiro e Luciana Curtis participaram da festa de 25 anos da "Marie Claire", na segunda (25). A artista plástica Nina Pandolfo, a atriz e apresentadora Luisa Micheletti e a grafiteira Criola também foram recebidas pela diretora de redação da revista, Marina Caruso, no MAM.

HORA EXTRA
Murilo Benício assistiu à reestreia da peça "Contrações", que tem no elenco a mulher dele, Débora Falabella, e a atriz Yara de Novaes. O ator levou o filho Antônio ao evento, no Teatro Shopping Frei Caneca, na sexta (22). O ator Leopoldo Pacheco e a mulher, a produtora cultural Bel Gomes, também compareceram. A temporada vai até 26 de junho.

ROLÊ
A obra "O Sapo", da pintora Tarsila do Amaral, vai ser exibida em dois museus americanos. O quadro, que está no MAB-Faap, irá para o Instituto de Arte de Chicago para uma temporada entre outubro de 2017 e janeiro de 2018. Após esse período, a obra segue para o MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova York.

TIPO POPULAR
O ator Guilherme Fontes vai gravar no Pará parte de suas cenas na série "A Lei", que se passa no Estado. A produção do canal a cabo Space também terá filmagens em São Paulo. "Faço um apresentador de TV sensacionalista, um sujeito arrogante, irônico e popular", conta ele, que estuda a prosódia paraense para o personagem. Como diretor, Fontes diz estar preparando "uma série futurista e um filme de verão".

LOOK DO DIA
A atriz e apresentadora Mônica Iozzi circulou pela São Paulo Fashion Week na segunda (25). A consultora de moda Costanza Pascolato e sua filha, a blogueira e empresária Consuelo Blocker, e os atores Suzana Pires e Bruno Fagundes também assistiram aos desfiles, no pavilhão da Bienal, no Ibirapuera.

CURTO-CIRCUITO

Marky Ramone, ex-Ramones, toca nesta quarta (27) para convidados no Johnnie Wash.

O fotógrafo Márcio Vasconcelos lança nesta quarta (27) o fotolivro "Na Trilha do Cangaço - O Sertão Que Lampião Pisou", às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Bruno Dias, sócio da agência Haute, dá palestra nesta quarta (27) para alunos do Insper.

A ex-presa política Inês Etienne Romeu será homenageada nesta quarta (27) pela Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de SP e pelo Arquivo Histórico.

O vereador Andrea Matarazzo realiza nesta quinta (28) na Câmara a 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: