Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo teme violência e saques por falta de água

A Prefeitura de São Paulo trabalha com um quadro drástico caso se confirme o racionamento rigoroso da água na cidade. O município de Itu, que ficou meses sob racionamento, é referência. Nele foram registrados casos de tumulto, depredação e saque em locais sem abastecimento. Rodovias foram interditadas e ônibus, incendiados.

MIL VEZES MIL
A análise é a de que, se numa cidade com cerca de 160 mil habitantes ("onde todos se conhecem", segundo integrante da cúpula da prefeitura), os problemas foram de tal envergadura, numa metrópole de 12 milhões eles podem ser multiplicados.

HIGIENE
Outra preocupação é com a questão sanitária, com a ocorrência de doenças como diarreia e a contaminação da água em consequência da diminuição da pressão na rede.

CIDADE FANTASMA
No fim de 2014, o quadro com que a prefeitura trabalhava chegou a ser pior. Informações transmitidas por diretores da Sabesp a secretários municipais e depois ao próprio prefeito Fernando Haddad diziam que São Paulo poderia ser, no limite, evacuada. Os funcionários da estatal depois recuaram das afirmações.

FUSO HORÁRIO
Anna Muylaert não vai ter tempo de desfazer a mala que levou para o Festival de Sundance, nos Estados Unidos. A cineasta -que teve o longa "Que Horas Ela Volta?" aplaudido de pé na premiação- já se prepara para outra viagem.

*

Ela e parte do elenco seguem para a exibição da obra na mostra Panorama, parte do Festival de Berlim, no dia 8 de fevereiro.

VIOLÊNCIA OFICIAL
Seis em cada dez acusados de tortura no Brasil são agentes públicos, como policiais e funcionários do sistema penitenciário. É o que diz estudo da ONG Conectas e de outras entidades que será apresentado nesta quinta (29) em seminário na Defensoria Pública do Estado de SP. A obtenção de confissão ou informação é uma das principais razões para a prática.

VIOLÊNCIA 2
Os demais acusados são cidadãos comuns como pais, professores e funcionários de saúde que cuidam de pacientes vulneráveis.

VIOLÊNCIA 3
De 455 processos judiciais sobre tortura analisados nas cinco regiões entre 2005 e 2010, 78% resultaram em condenação em primeira instância. Na segunda instância, após julgamento de recurso, a taxa é de 61%.

BAILA COMIGO
A abertura da mostra "Museu Dançante", no MAM, teve a presença do curador Felipe Chaimovich, do coreógrafo Clébio Oliveira, da coordenadora do museu Paula Azevedo e do diretor de marketing Geraldo Rocha Azevedo. A empresária e colecionadora Cleusa Garfinkel e a advogada Giovanna Depieri também compareceram ao evento, na terça (27).

PRESENTE
A escritora Sarah Thornton, que narrou sua vivência no mundo da arte no best-seller "Seven Days in the Art World", está confirmada para a 11ª edição da SP-Arte 2015. Colaboradora de veículos como "The New Yorker" e "The Economist", ela falará sobre seu novo livro, "O que É um Artista?". A obra será lançada pela Zahar durante a feira, que acontece de 9 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal.

CARTILHA
O CFM (Conselho Federal de Medicina) publica nesta quinta (29) uma portaria com recomendações para médicos que têm Aids. É a primeira vez que a entidade dá orientações sobre o tema. O texto afirma que os profissionais com o vírus devem ter atenção às "precauções universais" para "não expor ao risco" pacientes e colegas. Mas lembra que, "com a adoção de cuidados", a chance de transmissão do HIV pelo médico durante o trabalho é "extremamente baixa".

DE GENTE GRANDE
A fiscalização da venda de álcool para menores de 18 anos em São Paulo, por causa do Carnaval, começa a ficar mais apertada neste fim de semana. Uma megaoperação da secretaria estadual de Saúde vai pôr 4.500 agentes à paisana nas ruas.

*

Escolas de samba, onde estão ocorrendo ensaios dos desfiles, e comércios no entorno serão visitados. Nos dias de folia, o foco será nas proximidades do sambódromo e dos blocos.

CURTO-CIRCUITO

"Timbuktu", que concorre ao Oscar de filme estrangeiro, levou 2.000 pessoas ao Reserva Cultural na primeira semana. É o único cinema do país onde está em cartaz, segundo a Imovision.

O advogado Marcelo Knopfelmacher, presidente do Movimento de Defesa da Advocacia, será um dos homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Militar Paulista, no próximo dia 13.

O Teatro Cemitério de Automóveis estreia nesta quinta (29) o projeto Quinta em Cena, com a apresentação de três cenas curtas. A partir das 21h30, na rua Frei Caneca. 14 anos. Ingressos a R$ 30.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: