Folha de S. Paulo


Aeroporto de Guarulhos sobe em pesquisa e deixa de ser o pior do país

O aeroporto de Guarulhos perdeu o posto de pior do Brasil para o de Cuiabá, segundo pesquisa da Secretaria de Aviação Civil. O terminal paulista, que no trimestre anterior recebeu nota 3,3 dos passageiros, em uma escala de 0 a 5, subiu para 3,5. O mato-grossense caiu de 3,4 para 3,2. Natal (4,1) está no primeiro lugar, antes ocupado por Campinas (que, com 3,8, pulou para nono, prejudicado por problemas como tempo de espera na fila da imigração).

SALGADO
Congonhas recebeu a pior nota do país no item preço da comida: 1,2. E alimentação é a área com pior avaliação em geral: nota 2,1. Já a maior satisfação é quanto ao atendimento no check-in (4,2). A cada cem usuários dos aeroportos, 61 estavam viajando a lazer, 35 a negócios e quatro por outros motivos.

CHÃO
O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas entre janeiro e março em 15 aeroportos, leva em conta 41 itens ligados a estrutura física e atendimento. Questões como pontualidade dos voos ficam de fora do questionário. A média geral dos terminais foi de 3,8 -índice praticamente estável desde o início da pesquisa, em 2013.

REINO PODRE
O escritor e diretor Charles Ferguson, ganhador do Oscar 2011 por "Inside Job", documentário que mostra as relações promíscuas do mundo financeiro dos EUA e as raízes da crise de 2008, será um dos convidados da Flip deste ano. Autor também do livro "O Sequestro da América" (Zahar), feito a partir do filme, ele aproveitará a visita ao país para captar imagens do seu próximo trabalho, sobre a questão ambiental.

MARCADO PARA MORRER
Conflitos no campo motivaram ameaças de morte a 2.282 pessoas no Brasil entre 2004 e 2013, segundo relatório que será apresentado pela Comissão Pastoral da Terra hoje em Brasília. No mesmo período, 338 pessoas foram mortas. Em 2013, houve 34 homicídios -dois a menos que em 2012. A entidade, ligada à Igreja Católica, chama a atenção para o número de 15 índios entre os mortos no ano passado, quase metade do total de vítimas.

TRIBUNA
Mesmo fora da pauta da reunião de hoje do Conselho Nacional do Ministério Público, o caso da promotora de Justiça do Distrito Federal que pediu quebra de sigilo para investigar se José Dirceu usou celular na prisão deve entrar em discussão. O conselheiro Luiz Moreira fará discurso questionando o "pedido estapafúrdio" de Márcia Milhomens. "O que ela fez, em tese, caracteriza falha disciplinar", diz. "Não é atribuição dela quebrar sigilo do Planalto, menos ainda nessas condições", afirma ele. O Ministério Público informou que a promotora não comentaria o caso.

Zô Guimarães/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 19-03-2014, 15H: Retrato da ilustradora Rita Wainer que assina ilustracoes dos personagens de Alice Braga no filme Muitos Homens num So e de Deborah Secco, no longa de Caroline Jabour. (Foto: Zo Guimaraes/Folhapress/MONICA BERGAMO(zo com acento circunflexo no o)**EXCLUSIVO FOLHA**

GAROTA TRAÇO FIRME

A artista plástica Rita Wainer assina os desenhos que as personagens das atrizes Alice Braga e Deborah Secco criam em cena em dois filmes ainda inéditos: "Muitos Homens num Só", de Mini Kerti, e "Boa Sorte", de Carolina Jabor. "Foi uma experiência nova diversificar as plataformas do meu trabalho. Meu objetivo é sempre fazer coisas diferentes", diz.

A ilustradora, que se mudou de São Paulo para o Rio com sua cachorra, Gal, prepara agora a capa do novo álbum da cantora Tiê e finaliza as animações do clipe "Entre Nós", do rapper MC Sant. Em breve, ela lançará em seu site uma série de intervenções em cartões postais.

*

BAIÃO DE DOIS
Zeca Baleiro cantou músicas de Zé Ramalho no projeto Banco do Brasil Covers e recebeu a atriz Adriana Esteves no camarim do show, no Espaço das Américas, na quinta passada. Maria Gadú, que se apresentaria no dia seguinte interpretando canções de Cazuza, também esteve na plateia do cantor maranhense.

BELAS E FERAS
Mr. Catra e Wilson Simoninha participaram de festa organizada pela MTV no Anexo B, na rua Augusta, na semana passada. O evento teve show da Banda Uó e contou com a presença das integrantes do grupo The Rosso Sisters: Georgina, Lola e as gêmeas Becky e Milly. O rapper Rashid também esteve no local.

DEU A LETRA
Xuxa comprou um computador especial para ajudar a mãe, que tem Parkinson, a se comunicar mais facilmente. O aparelho forma palavras à medida que o paciente fixa o olhar em uma letra específica. Dona Alda também o utiliza para jogar cartas.

INCÔMODO
A apresentadora, que está com o pé imobilizado por uma bota ortopédica, pensou em trocá-la por um gesso. "Preciso usar o tempo todo, mas não consigo. Acabo tirando. É muito ruim. O gesso resolveria isso", diz.

*

Por recomendação médica, ela ainda ficará quatro meses com a bota. "Meu médico disse que se eu não fizer o tratamento direito terei que colocar pinos", afirma.

CURTO-CIRCUITO

Gustavo Hofman lança o livro "Quando o Futebol Não É Apenas um Jogo", hoje, às 18h30, na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis.

José Carlos Blat, promotor de Justiça, faz palestra hoje, às 19h, no Seac-SP.

A Galeria Renot faz leilão hoje e amanhã, com parte da renda para o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: