Folha de S. Paulo


EPL recebe licença ambiental de estrada de mil quilômetros

A EPL (Empresa de Planejamento e Logística) obteve o licenciamento ambiental para instalar fibra óptica e duplicar um trecho de quase mil quilômetros da BR-040.

É a extensão mais longa para a qual ela já obteve uma licença, segundo o presidente José Carlos Medaglia Filho.

A companhia estatal não vai fazer a obra, e sim a concessionária Via 040, que opera a estrada.

"O governo identificou que as concessionárias usavam o atraso da licença para justificar atraso de investimentos. A EPL é a instituição que passou a obter as autorizações para depois as transferir", afirma o executivo.

Para evitar que as empresas não se empenhem na obtenção da autorização para faturar com os pedágios, a estatal faz isso e depois cobra os valores, diz Medaglia.

Os estudos para conseguir a licença desse trecho, no entanto, começaram em junho de 2013. "As licenças são complexas e há aspectos, como a presença de populações indígenas no trecho, que envolvem outros órgãos."

Não foi apresentada ainda a conta que será enviada à Via040 pelo processo de licenciamento, segundo ele.

A concessionária, em nota, afirma que analisa o conteúdo junto aos órgãos reguladores. Ela aponta que há seis trechos —entre eles,o de maior fluxo de carros— nos quais o Ibama ainda não permitiu duplicação.

Rodovias que a EPL fez licenciamento ambiental

>BR-040 (entre Brasília e Juiz de Fora)
>BR-163 (Mato Grosso do Sul)
>BR-060 (diversos trechos)
>BR-050 (Goiás)
>BR - 163 (Mato Grosso)

Em processo de obtenção

>BR-153 - Goiás e Tocantins
>BR-262 - Minas Gerais
>BR-101 - Bahia
>BR-116 - Minas Gerais

*

Devoluções superam locações em condomínios logísticos no 1º tri

A devolução de espaços em galpões logísticos superou as novas locações no Rio e em São Paulo no primeiro trimestre, segundo consultorias.

Apenas uma das quatro empresas ouvidas observou um número maior de contratações que de vacâncias.

O que mais impactou o setor foi o fim de um contrato dos Correios, de um parque de 75 mil m², em Duque de Caxias (RJ), afirma Giancarlo Nicastro, diretor-executivo da plataforma Siila.

MÓDULOS... - Taxa de vacância (%) no Rio de Janeiro, segundo consultorias

"Empresas de logística também entregaram de volta quase 37 mil m². Se não há cliente novo, eles desmobilizam a operação", segundo ele.

A vacância nos galpões da Log, do grupo MRV, caiu 1,4% na comparação com o mesmo período de 2016, mas se manteve estável em relação ao trimestre anterior, diz o diretor-executivo Sérgio Fischer.

"O nível de devoluções está alto e há excesso de oferta, muitos clientes vão para imóveis de preços menores. Como não estamos concentrados em São Paulo e no Rio, seguimos com resultados positivos", acrescenta o executivo.

...VAZIOS - Taxa de vacância (%) em São Paulo, segundo consultorias

*

A reforma prioritária

Reformar a casa e comprar um imóvel são as duas prioridades do consumidor brasileiro neste ano, segundo pesquisa da Fecomercio-RJ com a Ipsos.

A intenção de adquirir esses bens cresceu de 2016 para este ano devido à melhora inicial da economia —ao menos até a última semana, de acordo com Christian Travassos, da entidade.

Apesar do avanço no indicador, ele não necessariamente se reverterá em aumento de receita para as empresas do segmento a curto prazo, diz.

"Pode haver um gasto com um tíquete médio menor."

O levantamento foi feito em janeiro e a federação ainda não traçou análises sobre o cenário atual do país, segundo Travassos.

A compra de eletrodomésticos também ganhou importância para o consumidor: a taxa subiu de 9%, em 2016, para 12% neste ano.

A retração mais significativa foi no mercado de vestuários. Os brasileiros que priorizam essas compras caíram de 11% para 8%.

DINHEIRO NA MÃO - Prioridades de consumo do brasileiro

*

Evolução Cerca de 45% dos brasileiros dizem sentir que é preciso sair da empresa para crescer na carreira, aponta a Willis Towers Watson.

*

Hora do Café

com FELIPE GUTIERREZ, TAÍS HIRATA e IGOR UTSUMI


Endereço da página:

Links no texto: