Folha de S. Paulo


Regras para recarga de veículos elétricos serão publicadas neste mês

Anizelli/Folhapress
Foto de BMW elétrico sendo carregado em São Paulo
Modelo de carro elétrico sendo carregado em São Paulo

Uma proposta para regular o fornecimento de energia para veículos elétricos deverá ser apresentada neste mês pela Aneel, órgão regulador de energia. O texto, que deverá ser aprovado no dia 23, passará por audiência pública.

A legislação é necessária para a expansão do modelo no país, diz Adalberto Maluf, diretor da fabricante BYD.

"Não há infraestrutura para que uma pessoa física tenha carro elétrico, e ninguém vai colocar um posto de recarga na rua se não puder ganhar dinheiro com isso."

Um dos principais pontos em discussão é a possibilidade de outros agentes, além das distribuidoras de energia, explorarem comercialmente a recarga dos veículos.

A maioria dos consultados pela Aneel querem que o serviço seja aberto. Algumas distribuidoras, porém, defendem a exclusividade do fornecimento, e outras condicionam a liberação a diversos fatores.

A CPFL Energia, uma das empresas que mais tem investido na área, apoia um modelo híbrido: no primeiro momento, as distribuidoras criam a estrutura mínima para estimular o mercado e torná-lo atrativo para investidores.

"A ideia é romper a inércia e criar um primeiro conjunto de eletropostos para dar segurança. A partir disso, passa-se a ter um mercado competitivo e livre", afirma o diretor Rafael Lazzaretti.

CARRO NA TOMADA - O que defendem distribuidoras, fornecedores e outros agentes do setor de veículos elétricos

Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: