Folha de S. Paulo


Uma perícia médica exemplar

Nas oito laudas do excelente relatório da junta médica designada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, para realização de perícia médica em José Genoino são citados critérios e diretrizes da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) para definição de gravidade em doenças do coração e vasos arteriais.

Na segunda diretriz brasileira de cardiopatia grave, publicada nos "Arquivos Brasileiros de Cardiologia", em agosto de 2006, cardiopatia grave está relacionada à capacidade de o paciente exercer funções laborais e ao prognóstico.

Uma cirurgia pode alterar para melhor a evolução de muitas doenças do coração, modificando também a gravidade de uma cardiopatia no momento em que o paciente é examinado.

A junta médica --composta por cinco cardiologistas clínicos e cirurgiões --concluiu que a cardiopatia de José Genoino não se caracteriza como grave em seu atual contexto clínico-cirúrgico, apresentando expectativa de evolução favorável, com base na história clínica do paciente e em exames físicos, laboratoriais e especializados, como a angiotomografia computadorizada da aorta e das coronárias.

Os médicos relatam que a dissecção da aorta ascendente foi corrigida, tratada e resolvida; a hipertensão é leve a moderada; e que há alteração do colesterol e da coagulação, tratados com medicamentos.


Endereço da página: