Folha de S. Paulo


Menina pode ter cabelo curto?

Eu tinha oito anos quando comecei a discutir com meu padrasto o nome do meu irmão. Ele queria que fosse Cleberson Cleiton, eu queria que fosse Miguel.

Meu padrasto, Sandro, disse que o nome só poderia ser Miguel se eu cortasse o cabelo igual ao dele –claro que aceitei o desafio.

Logo comecei a me imaginar de cabelo minúsculo e acabei gostando da ideia. Minha mãe ficou toda preocupada.

Pedro Coelho
Ilustração de Pedro Coelho para a coluna Ideias ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Semanas se passaram até que eu fosse ao cabeleireiro e cortasse o cabelo com uma moça que tinha o apelido de Raposinha, pois usava dois topetes na cabeça que pareciam mesmo orelhas de raposa.

Na escola, todo mundo " começou a perguntar se eu era menina ou menino. Um dia, uma das funcionárias do colégio viu que eu estava entrando no banheiro das meninas e disse que eu não poderia ficar lá dentro. Mas eu sou uma menina!

Depois, um garoto falou que eu parecia um menino com esse cabelo estranho. Só porque ele é curto não quer dizer que sou um menino. Eu me acho bonita assim e gosto do meu cabelo do jeito que ele é.


Endereço da página: