Folha de S. Paulo


Empresa busca analista que "Já tenha transado" em anúncio de emprego

"Formação superior em marketing ou comunicação": confere. "Experiência comprovada em marketing digital": confere. "Ter transado mais de uma vez (com a mão não vale)": confere?!

Esses são os requisitos para uma vaga de emprego como analista de marketing para uma empresa que fabrica lenços umedecidos para serem usados antes e depois do sexo.

O anúncio de emprego está nas redes sociais da Sex Wipes. É também um dos mais vistos no site de busca de empregos Trampos.co.

Reprodução
Anúncio de emprego que pede que os candidatos tenham feito sexo para se candidatar
Anúncio de emprego que pede que os candidatos tenham feito sexo para se candidatar

A empresa não foi encontrada para comentar seus métodos de contratação, mas funcionários da agência de comunicação que fez o anúncio para a marca dizem que a repercussão era esperada. "A vaga existe, mas o anúncio foi feito num tom cômico, para comemorar o dia mundial do orgasmo [31 de julho]", diz um funcionário que pede para não ser identificado. Outro pré-requisito no anúncio do Facebook é "lamber na entrevista" o produto.

Grupos que pregam o celibato antes do casamento não acharam muita graça e se manifestaram sobre o texto.

"Isso vai contra o que acreditamos. Colocar sexo como pré-requisito para um emprego é discriminar quem opta por não. Tirando que eles estão perdendo vários profissionais ótimos que poderiam fazer esse trabalho muito bem", diz Lincoln Borges, do Eu Escolhi Esperar.

"É ilegal fazer isso. Esse tipo de pedido não poderia ser feito nem para uma vaga em prostíbulo, pois viola a privacidade dos candidatos", diz a advogada trabalhista Sônia Mascaro. "Candidatos que se sentirem lesados podem entrar com uma ação pedindo danos morais. Não importa se a empresa acha que é uma piada, porque brincadeiras têm limite."


Endereço da página: