Folha de S. Paulo


Dicas para uma boa compra pela internet

É visível o crescimento do comércio digital no mundo. As compras pela internet aumentam a cada ano e há uma tendência de que cresçam cada vez mais. Junto com isso, no entanto, os cuidados e a atenção com este tipo de compra também devem crescer de tal modo que os problemas sejam minimizados e, de preferência, evitados.

Pela regra de oferta e procura, há relação inversa entre o preço do produto e a quantidade demandada pelo consumidor: preços mais baixos estimulam o consumidor a comprar mais.

Contudo, o preço não pode ser o mais importante fator na tomada de decisão. Outros fatores precisam ser levados em conta: renda do consumidor (saber de fato a sua capacidade de pagamento), preços de bens (ou serviços) complementares (se você comprar um celular, é importante lembrar que precisa analisar os preços dos planos das operadoras, por exemplo) e substitutos (é fundamental pesquisar alternativas mais baratas que atendam às necessidades e desejos, sem comprometer a qualidade), entre outros.

Especificamente nas compras pela internet, é muito importante o consumidor pesquisar a idoneidade dos sites, saber se respeitam os prazos de entrega, se entregam o produto correto, etc. Atualmente existem sites em que os clientes insatisfeitos postam suas reclamações em busca de soluções. Estes sites são uma fonte de pesquisa para saber, antes de concluir a compra, o comportamento das empresas na prática.

Outra dica é que o consumidor compre preferencialmente em seu computador pessoal e que este esteja com um antivírus atualizado. As pessoas nunca devem realizar suas compras em computadores ligados em rede, pois os dados do cartão de crédito, por exemplo, podem ser observados por outra pessoa.

É importante verificar, se no site, há um telefone fixo e um endereço da empresa. Após a compra, o cliente deve arquivar toda a documentação comprobatória da transação (e-mail de confirmação da compra e do pagamento), além de fazer o rastreamento para saber em qual etapa está a entrega do produto.

Também é muito importante observar se no endereço do site (link) há um cadeado, pois este é mais um indicador de segurança. E essas dicas valem também para as transações bancárias pelo home banking.

Enfim, os consumidores devem tomar os cuidados para que a compra e o recebimento não se transformem em "dor de cabeça". Nesse sentido, as redes sociais têm tido um papel importante, uma vez que nenhuma empresa séria quer ver seu nome "manchado". Pelo contrário, as empresas querem cada vez mais que as redes sociais sejam um instrumento de divulgação de suas marcas.

Vale lembrar o código de defesa do consumidor: "Art. 49 O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados".

Artigo em parceira com o professor Fernando Antônio Agra Santos, doutor em economia aplicada (UFV) e economista da UFJF (www.fernandoagra.webnode.com)


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